Notícias

    Capoeira: formação e cidadania em São Tomé e Príncipe

    Nota Informativa

    O projecto da CPLP “Capoeira: formação técnico-profissional e cidadania em São Tomé e Príncipe”, vai ser lançado este fim de semana neste Estado-membro da Comunidade. O projeto tem como objetivo geral a promoção da inclusão social, da cidadania e da melhoria da autoestima e da qualidade de vida de jovens e crianças santomenses por meio da disseminação da técnica e dos fundamentos da capoeira.

    O projeto pretende, ainda, dar continuidade a ações desenvolvidas numa fase anterior, iniciada em Abril de 2011, e prevê a realização de aulas, oficinas e eventos que objetivam a formação de multiplicadores e sua a profissionalização como capoeiristas, a elevação do nível técnico e teórico no ensino da capoeira, o aperfeiçoamento da capoeira como categoria esportiva e sua utilização como recurso pedagógico, artístico e/ou cultural, fundada em princípios que contribuam para a formação de valores humanos éticos, baseados no respeito ao próximo e à diversidade, na socialização, e nos princípios de liberdade.

    As ações a serem desenvolvidas, ao longo de 24 meses, ambicionam despertar uma visão ampla da capoeira, valorizando a cultura, a prática esportiva, o intercâmbio cultural e à integração social. Os beneficiários diretos da iniciativa serão alunos e professores de quatro escolas de capoeira em funcionamento em distritos de São Tomé e Príncipe, esperando-se a adesão e permanência de 400 alunos entre as quatro escolas de capoeira existentes em São Tomé e Príncipe.



    23-05-2012
     
    Marcar e Partilhar          
     

    Contactos


    Palácio Conde de Penafiel,
    Rua de S. Mamede (ao Caldas), nº 21
    1100 - 533 lisboa
    Portugal
     Telf: + 351 21 392 85 60


    [contacte-nos
    ___________________________
     

     

    CPLP nas redes sociais

     











     

    Outras ligações

    Centro de Informação em Protecção Social
     

      
    Rede CPLP Investigação e Desenvolvimento
     
     
    Portal da Lusofonia
     
    ePORTUGUESe Blog