CPLP reafirma compromisso com qualidade do Ensino Superior

Ensino Superior, Ciência e Tecnologia
Nota Informativa

O Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), João Ima-Panzo, participou no V Encontro das Agências Reguladoras do Ensino Superior dos Estados-Membros da CPLP, a 2 e 3 de maio de 2024, em São Tomé.

Na ocasião, João Ima-Panzo afirmou, em representação do Secretário Executivo da CPLP, que “este encontro reveste-se de uma importância ímpar, pois representa um momento de convergência e diálogo entre as diversas entidades reguladoras do ensino superior dos países que compõem a CPLP”. É um momento para “refletir sobre os desafios e as oportunidades que se colocam às nossas instituições de ensino superior, bem como reafirmar o nosso compromisso com a melhoria contínua da qualidade e da relevância do ensino superior na nossa comunidade”, refere o Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP.

O “estabelecimento de indicadores comuns nos permitirá avaliar de forma mais precisa os progressos realizados e apontar novos caminhos para a melhoria contínua das políticas públicas nesta área tão crucial para o desenvolvimento de nossos países”, observou João Ima-Panzo, enaltecendo “o esforço dedicado que resultará na apresentação preliminar do estudo sobre os procedimentos de avaliação e regulação adotados pelas agências reguladoras e estruturas nacionais de avaliação e regulação do ensino superior dos Estados-Membros da CPLP. Este estudo, que conta com o financiamento do Fundo Especial da CPLP, sob a liderança da ARES de Cabo Verde, representa um marco significativo no nosso contínuo compromisso com a melhoria da qualidade do ensino superior em toda a comunidade.”

O Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP destaca, também, a criação da Agência Nacional Reguladora do Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, “valorizando a cooperação e o trabalho em rede das agências da CPLP” e representando “um passo significativo para fortalecer e promover a qualidade do ensino superior no país”.

Neste contexto, João Ima-Panzo enaltece, ainda, os “esforços em curso da Guiné-Bissau na criação de sua agência nacional de regulação do ensino superior. Reconhecemos a importância deste passo fundamental na promoção da qualidade e relevância do ensino superior em seu país, e estamos ansiosos para colaborar e apoiar neste processo.”

 

Últimas Notícias

Ver todas