Observadores Associados da CPLP celebram «Dia Mundial da Língua Portuguesa»

5 de Maio
Nota Informativa

No contexto das celebrações do 5 de Maio - «Dia Mundial da Língua Portuguesa» e «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP», os Estados e organizações internacionais com a categoria de Observador Associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) organizaram um evento, no dia 14 de maio de 2024, na sede da CPLP.

 

Após a sessão de abertura, proferida pelo Secretário Executivo da CPLP, Zacarias Albano da Costa, e pelo Representante Permanente de São Tomé e Príncipe junto da CPLP, Esterline Género, em representação da Presidência em exercício da Comunidade, decorreu uma mesa-redonda subordinada ao tema “Promoção da Língua Portuguesa no Espaço Extracomunitário”. Contando com a moderação do assessor político-diplomático do Secretariado Executivo da CPLP, Miguel Levy, este momento teve como oradores o Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, João Ima-Panzo, com os representantes da Embaixada da Geórgia em Lisboa, Tsone Zurabiania, da Embaixada do Japão em Lisboa, Yukiko Aoki, da Embaixada do Luxemburgo, Joaquim Monteiro, da Embaixada da Turquia em Lisboa, Pedro Filipe Godinho, a Embaixadora do Canadá, Élise Racicot, e a Diretora do Escritório da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho.

 

Ainda durante a manhã, foi inaugurada, na sede da CPLP, a Exposição das obras produzidas no âmbito do ArtCamp, promovida pela Embaixada do Principado de Andorra. Na ocasião, o Secretário Executivo da CPLP e a Embaixadora do Principado de Andorra, Eva Descarrega Garcia, proferiram breves notas introdutórias e o comissário da exposição, Faust Campamá, discorreu sobre as obras patentes.  

 

O evento foi, também, marcado pelos momentos musicais oferecidos pela Embaixada da Roménia e pelo Instituto Cultural Romeno em Lisboa. A cantora romena Madalina Petre e o músico português Gonçalo Pires brindaram o auditório com interpretações de canções em língua portuguesa durante a manhã e, no período da tarde, decorreu um concerto com estes artistas.

 

O evento terminou com a apresentação da tradução em português do livro “Noli Me Tangere”, de José Rizal, uma iniciativa da Embaixada das Filipinas. Este momento contou com as alocuções do Secretário Executivo da CPLP e do Embaixador das Filipinas em Lisboa, Paul Raymund P. Cortes, para além das intervenções sobre a obra efetuadas pelos professores Paulo Pinto e Isabel Araujo, da  Universidade Nova de Lisboa, enquanto coordenação da tradução para a Língua Portuguêsa de “Noli Me Tangere”, e uma mensagem dos tradutores Alex Tordesillas e Rita Custódio. A Embaixada das Filipinas organizou, ainda, uma mostra gastronómica.

 

O Dia Mundial da Língua Portuguesa celebra-se a 5 de maio desde a sua consagração pela 40.ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), decorrida a 25 de novembro de 2019. A consagração traduz o reconhecimento do trabalho político-diplomático empreendido pelos Estados-Membros da CPLP, na sequência da institucionalização da data como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade, realizada a 20 de julho de 2009, na Cidade da Praia, Cabo Verde.

 

A Categoria de Observador foi criada na IIª Cimeira de Chefes de Estado e do Governo da CPLP, na Cidade da Praia, em julho de 1998. Em 2005, no Conselho de Ministros da CPLP, reunido em Luanda, foram estabelecidas as categorias de Observador Associado e de Observador Consultivo.

 

Últimas Notícias

Ver todas