Secretário Executivo na 78ª Assembleia-Geral da ONU

Secretário Executivo - Politico-Diplomático
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, desloca-se a Nova Iorque, de 18 a 23 de setembro de 2023, para participar na semana de alto nível da 78ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (AG ONU), a decorrer sob o lema “Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade”.

 

Nesta semana de alto nível, o Secretário Executivo da CPLP vai assistir às intervenções dos Estados-Membros da CPLP no Debate Geral da 78ª AG ONU e à apresentação do Relatório do Secretário-Geral, António Guterres.

 

Em agenda, também, Zacarias da Costa tem previsto participar na Cimeira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a 18 e 19 de setembro, no Diálogo de Alto-nível sobre o Financiamento para o Desenvolvimento e na Cimeira de Ambição Climática, a 20 de setembro.

 

Durante a estadia, o Secretário Executivo da CPLP assistirá igualmente aos Diálogos de Alto-nível sobre a Prevenção e Resposta a Pandemias, sobre Cuidados de Saúde Universais e sobre o Combate à Tuberculose.  

 

O Secretário Executivo da CPLP vai, ainda, participar num encontro informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores dos Estados-Membros da CPLP, previsto para decorrer em Nova Iorque, à margem da AG ONU, e na Cimeira do g7+ dedicada ao tema “Aumentar a solidariedade global, sustentar a paz e construir resiliência em países afetados por conflitos e fragilidades”.

 

Mais Informação

Transmissões ONU

Noticias ONU em português

Últimas Notícias

Ver todas