Notícia

25/05/2016
Conclusões da Reunião das Autoridades das Agências de Promoção do Comércio e do Investimento da CPLP Voltar atrás
Conclusões da Reunião das Autoridades das Agências de Promoção do Comércio e do Investimento da CPLP
Nota informativa
A Reunião das Autoridades das Agências de Promoção do Comércio e do Investimento da CPLP decorreu no dia 23 de maio, na sede da CPLP, com o objetivo de criar um Fórum, através do qual os Estados membros possam partilhar informações e conhecimentos; desenvolver ações conjuntas, promovendo oportunidades de negócio dentro do espaço CPLP; e realçar a importância da Língua Portuguesa como denominador comum, facilitadora das atuações nas áreas do comércio e do investimento nos diferentes países.

O encontro terminou com o estabelecimento de três conclusões:
i. A criação de um grupo de trabalho, para a elaboração do Regulamento do Fórum das Agências de Promoção do Comércio e do Investimento da CPLP;
ii. A elaboração do relatório dos trabalhos que foram realizados para a implementação do Fórum da CPLP;
iii. A criação de uma plataforma online.

O Diretor da Agência de Promoção do Comércio e Investimentos de São Tomé e Príncipe (APCI), Filipe Boa Morte, considerou que a criação de um espaço online é uma ferramenta fundamental e muito vantajosa, pois aproximará e encurtará a distância geográfica entre os Estados-Membros. Para além de possibilitar a partilha de informação entre as Agências, nomeadamente no que concerne a oportunidades de negócios e de formação de quadros, bem como a partilha de boas práticas e a disseminação de outras informações sobre os mercados da CPLP.

O Presidente da Agência de Turismo e Investimento de Cabo Verde, Júlio Morais, referiu que há um consenso para implementar as ações propostas por este encontro, e realça a importância de um portal online para a comunicação entre agências.

O Presidente da Agência para a Promoção do Investimento e das Exportações de Angola (APIEX), António Henriques da Silva, destacou a componente do investimento como o ponto alto da área de atuação das agências e, uma vez que as políticas dos países da CPLP estão crescentemente voltadas para a exportação, acredita que a criação do fórum será um veículo para proporcionar um conjunto de iniciativas – que, ao serem proactivas, resultarão em casos de sucesso, transversais aos Estados membros da CPLP.

O Diretor Executivo da TradInvest Timor-Leste, Arcanjo da Silva, mencionou a importância de Timor-Leste na área dos negócios, devido à sua localização na Ásia, sendo que todos os países da comunidade podem beneficiar das diversas potencialidades de negócio e comércio no mercado asiático, utilizando Timor-Leste como ponte de acesso.

A criação do fórum foi proposta pelos Ministros do Comércio da CPLP, na II Reunião de Ministros do Comércio da CPLP, realizada a 25 de fevereiro de 2016, em Díli, Timor-Leste.


Fotografias



Vídeo

Publicado a 25/5/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.