Notícia

31/05/2016
CPLP no “Encontro de Oceanos” em Lisboa Voltar atrás
CPLP no “Encontro de Oceanos” em Lisboa
Memorando
No seguimento da “Semana Azul” decorrida em 2015, este ano decorre o “Encontro de Oceanos/Oceans Meeting”, um evento que reúne ministros responsáveis pelos Assuntos do Mar e representantes de organizações internacionais do setor, nos dias 2 e 3 de junho, no Centro de Congressos de Lisboa (CCL).

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apresenta a “Estratégia dos Oceanos”, a qual realça a importância da comunidade nas dinâmicas internacionais, como é exemplo a presença neste evento que junta importantes atores nos assuntos do mar. Em representação do Secretariado Executivo vai estar presente o Diretor de Cooperação, Manuel Clarote Lapão.

No dia 2 de junho, vão ser assinados Acordos Bilaterais entre a ministra portuguesa do Mar e outros ministros presentes no encontro. No dia 3, decorrem dois momentos: a Reunião Ministerial Internacional de Ministros do Mar e a Conferência Internacional.

A Reunião Ministerial começa com os discursos de abertura proferidos pelo Primeiro-ministro da República Portuguesa, António Costa, e pela ministra portuguesa do Mar, Ana Paula Vitorino. Prevêem-se, também, intervenções de ministros e organizações internacionais participantes no evento e, ainda, a leitura e aprovação da Declaração de Lisboa sobre o Oceano. A sessão termina com o discurso do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo Sousa.

A conferência congrega especialistas internacionais para uma partilha de experiências e ideias sobre temas relevantes, nomeadamente: “Economia Azul – Desafios da Economia do Mar”, por Barrie Stevens (OECD Futures Programme – The Future of Ocean Economy); “Ciência e Inovação Oceânica”, por Paul Snelgrove (Census of Marine Life) e Dana Manalang (Ocean Observatories Initiative) e ;“Cultura Oceânica” por Manuel Cira (Nausicaa - Centre National de la Mer, França, diretor do World Ocean Network, e Sea for Society).

À margem da reunião ministerial decorre uma semana de negócios do Mar, a “Oceans Bussiness Week”, entre 2 e 4 de junho, organizada em parceria entre a Fundação AIP (Associação Industrial Portuguesa) e o Ministério do Mar de Portugal. Trata-se de um encontro de negócios em torno da economia do mar, que reúne start-ups e indústrias ligadas ao mar, inclusive as mais recentes inovações no setor.

Mais informação

Oceans Meeting

Reunião dos Ministros dos Assuntos do Mar
Publicado a 31/5/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.