Notícia

05/11/2016
Brasil recebe «Presidência CPLP» de Timor-Leste Voltar atrás
Brasil recebe «Presidência CPLP» de Timor-Leste
Nota Informativa

A XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), decorrida nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, marcou a passagem da Presidência rotativa da Organização. O Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, cedeu a Presidência pro tempore  da CPLP ao Presidente da República Federativa do Brasil, Michel Temer, na sessão de abertura da reunião de cúpula de Brasília. Sob Presidência Brasileira, foi escolhido para lema “ A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, para os próximos dois anos.

 

O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, observou que “unidos e fortes transformamos a CPLP, uma CPLP cada vez mais relevante, credível a nível internacional, falando a uma só voz, escutada porque merecedora de respeito graças aos princípios e valores por que se pauta”, destacando ainda a “especial satisfação” por ter sido durante a presidência timorense da CPLP que a comunidade foi alargada à integração da Guiné Equatorial, na cimeira de Díli, em 2014. O Chefe de Estado timorense realçou também o alcançado a nível da dimensão dos negócios e evidenciou o papel do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) na promoção internacional do idioma.

 

Na ocasião, o Presidente Michel Temer saudou o Presidente Matan Ruak pelo “valioso aporte da presidência timorense para nosso continuado esforço de consolidação da CPLP. Aliás, os senhores e as senhoras puderam observar, pelas palavras do seu discurso, o quanto ele e o secretário-executivo, embaixador Murade, fizeram ao longo desse período. Portanto nós, senhor presidente Matan Ruak, avançamos muito nesse período. E permito-me também singularizar a sua contribuição para a promoção da língua portuguesa.”

 

Sobre esta matéria, Michel Temer lembrou “que a III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa, em Díli, em junho último, atestou o alcance global de nosso idioma comum e a visão de longo prazo que a presidência timorense soube imprimir à nossa Comunidade”.

 

Antes da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo, a 31 de outubro, a XXI reunião do Conselho de Ministros da CPLP evidenciou, igualmente, a passagem da presidência do Conselho de Ministros da CPLP do ministro timorense dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Hernâni Coelho, ao ministro brasileiro das Relações Exteriores, José Serra. Nesta reunião, o ministro Hernâni Coelho apresentou o Relatório da Presidência de Timor-Leste – assumida durante a X Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, em 23 de julho de 2014, em Díli - aos seus homólogos da CPLP. O ministro José Serra apresentou as linhas de ação da Presidência em exercício da CPLP.

 

Vídeo

 

Publicado a 5/11/2016
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.