Observadores Consultivos da CPLP celebram «Dia Mundial da Língua Portuguesa»

5 de Maio
Nota Informativa

No contexto das celebrações do 5 de Maio - «Dia Mundial da Língua Portuguesa» e «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP», as entidades com a categoria de Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão organizar um evento, no dia 21 de maio de 2024, entre as 9h30 e as 17h30, na sede da CPLP, com transmissão em direto.

 

A sessão de abertura vai contar com as intervenções do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias Albano da Costa, do Representante Permanente de São Tomé e Príncipe junto da CPLP, Esterline Género, em representação da Presidência em exercício da Comunidade, e do Presidente da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), Santos Gracia.

 

Após estas alocuções, está prevista a o ato de assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a CPLP e a FUNIBER, com o objetivo de enquadrar as atividades e as relações que sejam necessárias para a realização de programas e projetos de cooperação de interesse mútuo, nos âmbitos do Ensino Superior, da Ciência, da Cultura, e da promoção do desenvolvimento económico nos países pertencentes à CPLP, impulsionando, de igual forma, uma maior colaboração com o conjunto de nações de língua espanhola.

 

De acordo com o programa previsto, segue-se uma primeira mesa-redonda subordinada ao tema “Promoção da Língua Portuguesa: juventude, igualdade de género, digitalização e desenvolvimento sustentável””, na qual participam o Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP e os coordenadores da Comissão Temática para a Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, da Comissão Temática da Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, da Comissão Temática da Economia, Empresariado e Investimento e da Comissão Temática da Tecnologia e Sociedade.

 

Ainda durante o período da manhã, em parceria com o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), vai decorrer uma segunda mesa-redonda subordinada ao tema “O diálogo entre Ciência e Ética em português: contributo da Ética para a investigação biomédica e a assistência clínica”. Este debate contará com uma nota introdutória pela Presidente do CNECV, Maria do Céu Patrão Neves, seguindo-se um debate com representantes do Instituto de Especialização em Saúde do Ministério da Saúde de Angola, do Comité Nacional de Ética em Pesquisa na Saúde (CNEPS) da Guiné-Bissau, da Comissão de Ética na Saúde para a Investigação Científica (CESIC) de São Tomé e Príncipe e do CNECV.

 

No período da tarde, o programa prevê o ato de assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a CPLP e Programa IBERMÚSICAS, pelo Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e pela IBERMÚSICAS/FUNARTE/DGARTES, Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes de Portugal). Enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), o Programa Ibermúsicas está agora aberto à participação dos países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste.

 

Após momentos musicais, segue-se um colóquio dedicado ao “Intercâmbio cultural: Programa Ibermúsicas e CPLP”, com a participação de representantes do Secretariado Executivo da CPLP, da Fundação Nacional de Artes do Brasil (FUNARTE), da Direção-Geral das Artes do Ministério da Cultura de Portugal e de cantoras de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

 

A terminar o evento, vai decorrer o Encontro Internacional de Escritores da CPLP, sob o tema “A Língua Portuguesa como Veículo Cultural no Contexto da CPLP”, em parceria com Associação Internacional das Comunidades de Língua Portuguesa (CLPI), contando com a participação de escritores (as) de diversos Estados-Membros da CPLP. Este momento será encerrado com declamação de poesia, pelo embaixador Lauro Moreira.

 

O evento terá transmissão em direto no canal Youtube da CPLP.

 

O Dia Mundial da Língua Portuguesa celebra-se a 5 de maio desde a sua consagração pela 40.ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), decorrida a 25 de novembro de 2019. A consagração traduz o reconhecimento do trabalho político-diplomático empreendido pelos Estados-Membros da CPLP, na sequência da institucionalização da data como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade, realizada a 20 de julho de 2009, na Cidade da Praia, Cabo Verde.

 

A categoria de Observador foi criada na IIª Conferência de Chefes de Estado e do Governo da CPLP (CCEG), na Cidade da Praia, em julho de 1998. Em 2005, no Conselho de Ministros da CPLP, reunido em Luanda, foram estabelecidas as categorias de Observador Associado e de Observador Consultivo. Na VI CCEG, em 2006, em Bissau, foi atribuído pela primeira vez a categoria de Observador Consultivo da CPLP a várias entidades da Sociedade Civil.

Últimas Notícias

Ver todas