CPLP inaugura Centro de Formação Médica Especializada em Cabo Verde



O Centro de Formação Médica Especializada (CFME) abre as portas, esta sexta-feira, na Cidade da Praia, em Cabo Verde, na presença do Ministro da Saúde de Angola, José Van-Dunem, do Ministro de Estado e da Saúde de Cabo Verde, Basílio Mosso Ramos, do Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, de Bastonários das Ordens dos Médicos dos Países de Língua Portuguesa, de representantes dos Estados-membros, de diversas organizações da Sociedade Civil e do tecido empresarial.

O CFME tem como entidade proponente a Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), encontrando-se a execução do projecto a cargo do Secretariado Executivo da CPLP, em cooperação com a CMLP e é dirigido por Luís Leite, antigo Ministro da Saúde e antigo Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde.

No âmbito dos compromissos assumidos na I Reunião de Ministros da Saúde da CPLP, realizada em Abril de 2008, na cidade da Praia, a II Reunião dos Ministros da Saúde da CPLP, decorrida em Maio de 2009, em Lisboa, adoptou o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) da CPLP para o período de 2009/2012.

O PECS assenta em sete eixos estratégicos, a partir dos quais foram definidos projectos prioritários. Entre eles, encontra-se a Formação Médica Especializada nos Países de Língua Portuguesa, projecto fundamentado no Eixo 1 : Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde. O CFME nasce neste eixo de actuação, contanto com o apoio financeiro da República de Cabo Verde, da CPLP, do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos no Sector da Saúde dos PALOP (PADRHS_PALOP) da Comissão Europeia e de algumas empresas, nomeadamente, dos TACV, Empreitel Figueiredo, Garantia e ARED.

A primeira acção de formação do Centro, em “Saúde Materna, Infantil e Juvenil”, terá início a 1 de Fevereiro de 2011, a formação em “Infecciologia” deverá iniciar-se ainda neste mesmo mês e a acção de formação em “Saúde Pública”está agendada para Março de 2011. Ainda para 2011, encontram-se previstas acções nos domínios da “Hipertensão Arterial” e do ”Tratamento da Ferida e da Dor”, as quais terão seu início no decurso do segundo semestre de 2011.

O curso Forgest, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) de Portugal, vai decorrer entre 2 e 13 de Novembro de 2010 e perspectiva-se para o mês de Dezembro o curso sobre “Gestão e Avalização de Projectos em Saúde”, uma parceria do Ministério brasileiro da Saúde, com a cooperação alemã, a ONUSIDA e o Secretariado Executivo da CPLP.

 
 
Publicado a 29-10-2010
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.