I Curso de Monitoramento e Avaliação

Período: 06 a 09 de dezembro de 2010

Objecto:
I Curso de Monitoramento e Avaliação (M&A) de Projetos de Cooperação Técnica Internacional em Saúde para os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Justificativa:
Os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa firmaram, no ano de 2008, o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS/CPLP), que tem como principal propósito contribuir para o reforço dos sistemas de saúde dos Estados membros da CPLP, de forma a garantir o acesso universal a cuidados de saúde de qualidade.

Os objectivos deste I PECS são: (i) especificar os eixos estratégicos e as áreas prioritárias para o estabelecimento de ações de cooperação multilateral em saúde no âmbito da CPLP, assim como (ii) definir procedimentos para a mobilização de recursos, para a operacionalização do Plano e para o financiamento dos projectos que o integram.

Tendo como pano de fundo os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), o PECS tem também como missão apoiar os Estados membros na consecução das metas relativas à melhoria das condições de saúde das suas populações, prestando um contributo para a redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materno-infantil e combate ao VIH/SIDA, malária e outras doenças graves.

Por outro lado, os projectos de cooperação que integram o PECS deverão ter em atenção o fato de que as assimetrias e desigualdades em saúde refletem e são reflexo das desigualdades e discriminações de base sociocultural e econômica entre mulheres e homens. Sabendo-se que este fato é, muitas vezes, responsável pelo reduzido acesso aos serviços e cuidados de saúde, incluindo a saúde sexual e reprodutiva das mulheres e meninas, a promoção da igualdade de gênero afigura-se também como um dos objetivos a atingir.

No sentido de alcançar os objetivos do PECS, surgiu a necessidade de se promover um curso sobre Monitoramento e Avaliação dos projetos elaborados no âmbito do PECS-CPLP, com o intuito de instrumentalizar os coordenadores e executores projetos de cooperação em saúde na realização de suas atividades com qualidade.

Objectivos Específicos:
• Apoiar a disseminação de conteúdos e habilidades técnicas sobre monitoramento e avaliação (M&A) entre os atores da cooperação em saúde do PECS-CPLP;
• Propiciar uma reflexão sobre o acompanhamento dos projetos de cooperação no âmbito do PECS-CPLP;
• Viabilizar e fomentar a institucionalização de processos de M&A no âmbito dos projetos do PECS-CPLP.

Número de vagas: 20.

Carga horária: 32 horas.

Público Alvo: Profissionais das áreas da saúde e da cooperação internacional envolvidos com os projetos de cooperação no âmbito do PECS-CPLP e, preferencialmente, que tenham experiência com Monitoramento e Avaliação de projetos. Deverão ser indicados 2 participantes por Estado Membro da CPLP.

Instrutores e facilitadores da oficina: Marly Cruz (ENSP – FIOCRUZ), Carmen Dhalia (SES-PE/SUS), Manuel Mancheno (GTZ) (+ outro colaborador da ENSP a ser definido).

Formulário de Inscrição

Local* 
Dados Pessoais
Nome* 
E-mail* 
Cargo/Função* 
Telefone* 
Fax 
Naturalidade 
Dados para Facturação
Empresa* 
Endereço* 
Código Postal 
NIF* 
Observações 
*Campos Obrigatórios
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.