Capacitação em Monitoramento e Avaliação com Foco na Melhoria dos Projetos de Coop. Internacional em Saúde

Duração: 14 – 18 de Marco de 2011

Objetivos:

• Apoiar a disseminação de conteúdos e habilidades técnicas sobre monitoramento e avaliação (M&A) entre os atores da cooperação em saúde da CPLP.
• Propiciar uma reflexão sobre o acompanhamento dos projetos de cooperação técnica em saúde.
• Viabilizar e fomentar a institucionalização de processos de M&A no âmbito dos projetos de cooperação técnica em saúde

Apresentação

Esta oficina faz parte do esforço para institucionalizar a avaliação como um processo contínuo e possibilitar de forma mais efetiva a qualificação em monitoramento e avaliação (M&A) de profissionais inseridos nas atividades de acompanhamento do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Muitas iniciativas têm sido empreendidas nos países integrantes da CPLP, envolvendo investimentos, além de trabalho e dedicação de profissionais, para responder às demandas existentes para a melhoria das ações de saúde pública. No entanto, a dinâmica de implementação de projetos nos países nessa direção, bem como os desafios enfrentados para tal, tem colocado a necessidade do monitoramento e da avaliação sistemática das ações incluídas nesses projetos.

Nesse sentido, o objetivo dessa oficina é de operacionalizar uma prática pedagógica que propicie a reflexão e ofereça aos seus participantes conteúdos e habilidades técnicas que os capacite para a institucionalização dos processos avaliativos no cotidiano da prática profissional. Além disso, têm-se como propósitos, viabilizar e fomentar o processo de qualificação de avaliadores que também possam ser multiplicadores, de acordo com as recomendações nacionais e internacionais para o campo.

A oficina foi estruturada para uma carga horária de 32 (trinta e duas) horas, embora a mesma possa ser adaptada de acordo com a necessidade e a realidade local. A proposta pedagógica baseia-se na problematização que requer sucessivas aproximações com o objeto temático por idas e vindas.

Esta oficina oferece uma primeira aproximação ao conjunto de materiais didáticos para o desenvolvimento operacional da prática de monitoramento e avaliação. Estes materiais são uma ferramenta para o amadurecimento na identificação e uso de indicadores de M&A adequados a cada realidade, havendo expectativas de que possa contribuir para a construção de um sistema de M&A.

Cabe mencionar que a elaboração deste material reúne esforços de quatro instituições de reconhecida experiência em ensino, pesquisa e cooperação técnica: a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), a Assessoria Internacional do Ministério da Saúde do Brasil (AISA), a Agencia de Cooperação Alemã (GIZ( e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre VIH-SIDA (ONUSIDA).



Formulário de Inscrição

Local* 
Dados Pessoais
Nome* 
E-mail* 
Cargo/Função* 
Telefone* 
Fax 
Naturalidade 
Dados para Facturação
Empresa* 
Endereço* 
Código Postal 
NIF* 
Observações 
*Campos Obrigatórios
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.