Rede dos Institutos Nacionais de Saúde Pública fixa temas a debater


Rede dos Institutos Nacionais de Saúde Pública fixa temas a debater
Nota Informativa

A segunda reunião em ambiente virtual da Rede dos Institutos Nacionais de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RINSP-CPLP), decorrida a 28 de maio de 2020, definiu diversos temas para debate nas próximas reuniões, podendo vir a ser consideradas consequentes atividades de cooperação conjunta entre os membros da RINSP-CPLP.

 

Em perspetiva, vão estar as experiências de INSA, IHMT e Fiocruz na genómica viral e epidemiologia molecular, nomeadamente, em termos de discussão, harmonização da técnica e validação das respetivas metodologias. Os debates vão levar em consideração:

1) pesquisas no terreno e disseminação nos territórios e;

2) desenho de um projeto que afira as vias de relacionamento e cadeias de transmissão do vírus na Europa com manifestações na América Latina e em África.

 

Paralelamente, o papel dos cuidados primários em saúde no combate à epidemia e o relacionamento com os Institutos Nacionais de Saúde Pública serão, também, debatidos. A abordagem vai centrar-se no trabalho na comunidade e respetivos estudos comunitários que permitam compreender e educar nesta realidade, considerando a temática das iniquidades em saúde - cooperação internacional para a Equidade.

 

A RINSP-CPLP vai, também, discutir as temáticas dos anticorpos, quadros clínicos, resistência e imunidade.

 

Acresce ao debate, ainda, o uso de testes serológicos de diagnóstico (especificidade e sensibilidade) e respetiva aplicação aos inquéritos de avaliação de imunidade nas populações.

 

Para além destes temas, existe ainda interesse em considerar outros tópicos, como:

-Investigação e Monitoramento de contatos;

-Ensaios clínicos (tratamento e diagnóstico) ;

-Perspetivas de vacina contra a COVID. Aspetos biológicos e logísticos;

-Papel dos INSP na resposta a emergências;

-Determinantes ambientais, sociais e econômicos

-“Lock down”, Isolamento social; Isolamento seletivo;

-Impacto da COVID sobre o monitoramento de outras doenças infeciosas ou não transmissíveis;

-Patologia / Quadro clínico.

 

O primeiro encontro virtual decorreu a 14 de maio de 2020 e definiu que estas reuniões em teleconferência vão realizar-se com um caráter periódico, a cada 15 dias. A terceira reunião da RINSP-CPLP está prevista para o dia 15 de junho de 2020.

 

 

Publicado a 28-05-2020
 
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.