Presidente da República de Timor-Leste recebe Secretário Executivo da CPLP

Secretário Executivo - Politico-Diplomático
Nota Informativa

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, recebeu em audiência o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, a 23 de novembro de 2023.

 

O encontro surgiu no contexto da visita oficial que o Secretário Executivo da CPLP realizou à República Democrática de Timor-Leste, entre 21 e 24 de novembro de 2023.

 

Durante a estadia neste Estado-Membro da CPLP, o Secretário Executivo foi, também, recebido em audiências pela Presidente do Parlamento Nacional, Maria Fernanda Lay, e pelo Primeiro-ministro, Kay Rala Xanana Gusmão.

 

Na ocasião, a 21 de novembro de 2023, o Secretário Executivo da CPLP abordou com a Presidente do Parlamento Nacional timorense os trabalhos realizados na última cimeira da organização internacional, decorrida no passado mês de agosto, em São Tomé, na qual Maria Fernanda Lay esteve a representar Timor-Leste. A Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste e o Secretário Executivo da CPLP debateram, igualmente, alguns assuntos relacionados com a reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP, na qual o Parlamento Nacional timorense participa, e ainda a importância da promoção do ensino de português em Timor-Leste, especialmente nas escolas, e as potenciais formas da CPLP contribuir para fortalecer mais o uso da língua portuguesa.


No encontro com o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, a 22 de novembro de 2023, o Secretário Executivo da CPLP debateu a consolidação da Língua Portuguesa em Timor-Leste e alguns assuntos da organização internacional, com especial destaque para a temática da juventude, os Jogos da CPLP (que Timor-Leste organizará em 2025), o programa de apoio à integração da Guiné Equatorial e o Fundo Especial da CPLP dedicado ao apoio financeiro de ações concreta, entre outros temas.

 

No decorrer da visita oficial, Zacarias da Costa foi, também, recebido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Bendito Freitas, a 21 de novembro, e manteve encontros com a Ministra da Educação, Dulce de Jesus Soares, e o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Timor-Leste, José Honório da Costa Pereira Jerónimo, a 23 de novembro de 2023.

 

Em Díli, a 23 de novembro, o Secretário Executivo da CPLP reuniu-se ainda com o Presidente da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e o Comissário do IILP de Timor-Leste, respetivamente, Benjamin Corte-Real e Roque Rodrigues, com a Presidente do Conselho Nacional da Juventude de Timor-Leste, Maria Dadi Soares Magno, e visitou o Centro de Língua Portuguesa – Projeto FOCO.UNTL, na Universidade Nacional Timor Lorosa´e.

 

Enquanto Secretário Executivo da CPLP, esta é a terceira visita de Zacarias da Costa a Timor-Leste, após se ter deslocado a Díli em maio de 2023, onde foi recebido em audiências e manteve encontros com autoridades nacionais, e em maio de 2022 para assistir à cerimónia de investidura do Presidente da República e às cerimónias de comemoração do 20º aniversário da Restauração da Independência Nacional.

Últimas Notícias

Ver todas