Notícias

Presidente de Angola recebe Secretário Executivo

Presidente de Angola recebe Secretário Executivo
14/11/2015 Presidente de Angola recebe Secretário Executivo
O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, recebeu em audiência o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Murade Murargy, no dia 12 de novembro, no Palácio Presidencial, em Luanda.

Neste momento, o embaixador Murargy teve a oportunidade de felicitar o Chefe de Estado pelas celebrações do 40º aniversário da Independência Nacional, realçando o seu contributo para a estabilidade do país e construção do desenvolvimento social e económico de Angola. Foi, também, uma ocasião para uma breve conversa com o Estadista angolano sobre a importância de valorizar a capacitação e formação dos recursos humanos e de garantir a estabilidade nos Estados-membros para concretizar o Desenvolvimento económico e social no espaço da CPLP. Após uma referência à situação na Guiné-Bissau, o Secretário Executivo da CPLP fez um ponto de situação da elaboração em curso da “Nova Visão Estratégica da CPLP” - sobre a qual, antes da adoção pelos Chefes de Estado, ficou evidenciada a relevância de um debate político aprofundado.

A visita oficial a Luanda do Secretário Executivo da CPLP foi, ainda, ocasião para um encontro com o Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, a 12 de novembro. O embaixador Murargy afirmou ao presidente guineense a disponibilidade da CPLP para apoiar os Estados-membros, nomeadamente, o Estado fundador Guiné-Bissau. O Presidente José Mário Vaz reiterou o compromisso com a resolução dos problemas do país e da população, sublinhando estar aberto a todas as maneiras de transformar o país, sobretudo, nas áreas da Educação, Saúde, Segurança Alimentar e infraestruturas, entre outras temáticas.

Também no dia 12 de novembro, o embaixador Murade Murargy reuniu-se com o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, para refletir sobre o futuro da CPLP, face à elaboração em curso da “Nova Visão Estratégica, sobre a necessidade de inclusão do objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, e, também, sobre a situação da Guiné-Bissau, entre outros assuntos. Neste dia, houve ainda agenda para visitar a Televisão Pública de Angola (TPA) e conceder uma entrevista ao programa TPA Global.

Tendo-se deslocado a Luanda para as comemorações do 40.º aniversário da Independência de Angola, no dia 11 de novembro, o embaixador Murade Murargy assistiu à cerimónia decorrida no Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde o desfile cívico contou com blocos de antigos combatentes e veteranos da pátria, infantis, de vários setores da administração pública e empresariais, para além dos desfiles da Polícia Nacional, Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra. Um evento com cerca de dez mil pessoas a desfilar.

Na deslocação a Luanda, o embaixador Murade Murargy foi ainda recebido pelo Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, no dia 10 de novembro. O encontro foi, sobretudo, centrado na dimensão da Assembleia Parlamentar da CPLP - o órgão que reúne as representações de todos os Parlamentos da Comunidade - sobre o futuro da CPLP e sobre a forma de enquadrar a assembleia parlamentar na nova arquitetura estratégica da CPLP. Neste mesmo dia, o Secretário Executivo da CPLP esteve presente na inauguração do edifício da nova Sede do Parlamento de Angola.

Antes desta cerimónia, o embaixador Murargy foi, também, recebido em audiência pelo Vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, uma ocasião para reiterar o empenho que este Estado-membro tem demonstrado na consolidação da Organização, para receber contribuições para a elaboração da nova visão estratégica da organização e para passar em breve revista os principais domínios de cooperação da CPLP.

No primeiro dia da deslocação a Luanda, a 9 de novembro, o Secretário Executivo da CPLP reuniu com a ministra angolana da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Pereira Teixeira. Na ocasião, foi recordada a dedicação de Angola nas reuniões ministeriais da CPLP nesta temática e nos trabalhos conducentes à aprovação do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP e, naturalmente, do respetivo Plano de Ação (2014-2020). O embaixador Murargy congratulou, ainda, a ministra Maria Cândida Pereira Teixeira por Angola ter conseguido 14 medalhas na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos de Nuremberga, que decorreu entre 29 de outubro e 1 de Novembro do ano corrente, bem como pela realização da 4.ª edição da Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, a qual tem contado com a participação de investigadores internacionais. Sobre este último certame, o Secretário Executivo sublinhou a oportunidade de decorrer um painel sobre a Ciência e Tecnologia na CPLP, na próxima edição.

O Embaixador Murargy esteve em Luanda para participar nas celebrações do 40º aniversário da Independência de Angola, a convite das autoridades nacionais. Numa visita que decorreu entre 9 e 13 de novembro, o embaixador Murade Murargy foi recebido à chegada pelo Diretor do Gabinete CPLP do Ministério das Relações Exteriores e Ponto Focal de Cooperação de Angola, Oliveira Encoge.

Mais informações:


Governo da República de Angola

Assembleia Nacional de Angola

Fotografias:


Actualizado a 15-01-2019
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.