Notícias

Nota de Pesar pelo Falecimento do Embaixador António Russo Dias

 Nota de Pesar pelo Falecimento do Embaixador António Russo Dias
18/1/2018 Nota de Pesar pelo Falecimento do Embaixador António Russo Dias

Foi com enorme consternação que tomei conhecimento da infausta notícia do falecimento do embaixador António Russo Dias, na manhã de 18 de janeiro de 2018.

 

Diplomata português de reconhecido mérito, o embaixador António Russo Dias marcou o mundo da Língua Portuguesa pelo papel desempenhado em inúmeras ocasiões, merecendo especial relevo ter assumido o cargo de primeiro Representante Permanente da República Portuguesa junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no período de 2009 a 2012.

 

Recordando o seu empenho na consolidação da CPLP e das relações institucionais mantidas entre este Secretariado Executivo e Portugal, o embaixador António Russo Dias destacou-se ainda como notável diplomata nas missões que liderou em Estados-Membros da Comunidade, designadamente estando presente na Guiné-Bissau no conflito de 1998/1999 e enquanto vice-presidente do Instituto da Cooperação Portuguesa.

 

O embaixador António Russo Dias deixa, assim, uma marca significativa na prossecução da missão e objetivos da CPLP, nomeadamente na defesa da Democracia, do Estado de Direito e do Desenvolvimento. Manifesto assim, nesta ocasião, os meus sentimentos de pesar e de solidariedade para com a família, os amigos e as Autoridades Portuguesas por tão inestimável perda.

 

Maria do Carmo Silveira

Secretária Executiva da CPLP

Actualizado a 15-01-2019
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.