Notícias

CPLP reforça cooperação com Observadores Associados

CPLP reforça cooperação com Observadores Associados
6/12/2018 CPLP reforça cooperação com Observadores Associados

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, e os representantes permanentes dos Estados-Membros reúniram-se com representantes dos países com a categoria de Observador Associado da CPLP, na 112ª Reunião Extraordinária do Comité de Concertação Permanente, a 6 de dezembro de 2018, no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa.

 

No encontro, ponderaram-se metodologias para a identificação das áreas de cooperação entre a Organização e os Observadores Associados, assim como foram identificadas iniciativas destes países para a promoção da língua portuguesa e da diversidade cultural da CPLP.


Atualmente, a CPLP atribuiu a categoria de Observador Associado à Geórgia, ao Grão-Ducado de Luxemburgo, à Hungria, ao Japão, ao Principado de Andorra, ao Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, à República da Argentina, à República Checa, à República do Chile, à República Eslovaca, à República Francesa, à República da Ilha Maurícia, à República Italiana, à República da Namíbia, à República Oriental do Uruguai, à República do Senegal, à República da Sérvia, à República da Turquia e à OEI. Todos os Observadores Associados estiveram representados, com exceção da República da Ilha Maurícia e da República da Namíbia.

Estes Estados Observadores Associados assumiram um compromisso com os objetivos da Comunidade e os seus princípios orientadores, reforçando a possibilidade de aprofundar laços ao nível político, económico e cultural, podendo contribuir para prosseguir a promoção e difusão, ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.

 

Declarações à Comunicação Social - Embaixador de Cabo Verde e Representante da Presidência Em Exercício da CPLP - Eurico Monteiro

Fotografias

18.12. CPLP reforça cooperação com Observadores Associados

Vídeo

 

 


Mais informação

 

Observadores Associados

 

Actualizado a 15-01-2019
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.