Estudo sobre Procedimentos de Avaliação e Regulação do Ensino Superior na CPLP

Ensino Superior, Ciência e Tecnologia
Nota Informativa

A apresentação e discussão dos resultados preliminares do Estudo relativo aos Procedimentos de Regulação e Avaliação do Ensino Superior nos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu a 22 de março de 2023, na sede da CPLP, tendo como oradora Maria João Rosa da CIPES/Portugal e, como moderador, José Jorge Dias da ARES/Cabo Verde.

 

A apresentação decorreu durante a sessão pública do IV Encontro das Agências Reguladoras do Ensino Superior dos Estados-Membros da CPLP. O Administrador da Ares CV, José Jorge Dias, na condição de coordenador do Projeto de Estudo, apresentou os resultados preliminares do mesmo e realiza durante os três dias do IV Encontro uma Ação de Formação destinada aos Gestores de Procedimentos das ARES no espaço da CPLP. Este Projeto enquadra-se no âmbito da operacionalização do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP e busca a troca de informações, o debate e a apresentação de propostas de ações de cooperação multilateral que fomentem o fortalecimento dos sistemas nacionais de avaliação da qualidade e acreditação do Ensino Superior.

 

Como objetivo geral, o Estudo ambiciona o "estabelecimento de um quadro de referência para o desenvolvimento e consolidação dos sistemas de garantia de qualidade do ensino superior dos Estados membros da CPLP no horizonte 2030, que permitirá elaborar um conjunto de recomendações para o trabalho futuro das Agências Reguladoras e estruturas nacionais de avaliação e regulação do ensino superior dos Estados-Membros da CPLP".

 

O IV Encontro das Agências Reguladoras do Ensino Superior dos Estados-Membros da CPLP decorre a 22, 23 e 24 de março de 2023, presencialmente na sede da CPLP e por videoconferência, subordinado ao tema “A Garantia de Qualidade no Ensino Superior da CPLP: Pressupostos do perfil e das práticas do Gestor de Procedimentos”.

Mais Informação

Portal do Estudo sobre Procedimentos de Avaliação e Regulação do Ensino Superior na CPLP

Últimas Notícias

Ver todas