V Reunião Ordinária da Rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública (RINSP-CPLP)

Saúde - RINSP-CPLP
Nota Informativa

A V Reunião Ordinária da Rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública (RINSP-CPLP) decorreu entre 6 e 9 de junho de 2023, sob o tema “O Papel dos INSP na Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP”.

 

Contando com a participação do Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão, o programa englobou ainda um seminário subordinado a ““O nexo entre a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a Saúde na CPLP. O estado da arte”, no dia 6 de junho de 2023. A partilha de conhecimento e lições aprendidas e a capacitação e parcerias colaborativas entre investigadores, profissionais e formuladores de políticas revela-se essencial para a implementação bem-sucedida dos ODS e da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Com este seminário, pretendeu-se iniciar um debate entre os membros de participantes no CONSAN-CPLP e os Institutos Nacionais de Saúde Pública da CPLP no esforço intersectorial para enfrentar os problemas da fome e da insegurança nutricional no âmbito da Comunidade.

 

As delegações das RINSP-CPLP, durante o período que estão em Maputo, refletiram ainda sobre o alargamento da missão e atribuições dos Institutos Nacionais de Saúde Pública da CPLP no espaço da Segurança Alimentar e Nutricional e sobre parcerias e cooperação.

 

No dia 9 de junho, V Reunião Ordinária da RINSP-CPLP abordou o papel destes Institutos no Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (2023-2027) e o papel da RINSP-CPLP na Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP, definindo o Plano de Trabalho da RINSP-CPLP para 2023-2025.

 

A Rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública da CPLP (RINSP-CPLP), um dos componentes estruturantes do PECS desde a sua primeira versão, nasceu em Bissau, a 21 de março de 2011. Esta Rede pretende promover o fortalecimento das respostas e soluções estratégicas dos Sistemas de Saúde Pública dos Estados-Membros e, como tal, prossegue objetivos específicos como por exemplo a definição de áreas programáticas estratégicas de cooperação e o reforço da cooperação e articulação de medidas que visem a racionalização dos recursos e a maximização dos meios e procedimentos.

Documentos

V Reunião da RINSP-CPLP - Plano de Ação 2023_2025

Ata da IV Reunião Ordinária da RINSP-CPLP

 

Apresentações

Dia 1 - Secretariado Executivo da CPLP

Dia 1 - INSP Cabo Verde

Dia 2 - IHMT Portugal

Dia 2 - INSA Portugal

Dia 2 - INSP Cabo Verde

Dia 2 - ISPUP Portugal

Dia 2 ISPUP Portugal (2)

Dia 2 - MS Brasil

Dia 2 - INSA Portugal

Dia 2 - MU-CONSAN

Dia 2 - MS Brasil

Dia 2 - MS Brasil

Dia 2 - IHMT Portugal

Fotografias

23.06. V Reunião Ordinária da Rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública (RINSP-CPLP)

Últimas Notícias

Ver todas