«Seminário dos Pontos Focais Setoriais Nacionais para a CPLP» decorreu em Díli

Secretário Executivo - Cooperação
Nota Informativa

O «Seminário dos Pontos Focais Setoriais Nacionais para a CPLP» administrado em Díli, Timor-Leste, decorreu a 12 e 13 de março de 2024, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC).

 

Este seminário sobre a Cooperação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), destinada aos Pontos Focais Setoriais dos diversos Ministérios do Governo de Timor-Leste, foi uma atividade integrada no programa da XLVII Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP, a ser acolhida em Díli, a 14 e 15 de março de 2024.

 

“Depois de Luanda, em 2021, de São Tomé, em 2023, Díli acolheu este terceiro seminário de capacitação. Estas atividades têm como propósito aproximar os pontos focais setoriais da CPLP dos procedimentos e metodologias de funcionamento da organização internacional, capacitando-os para uma participação mais informada na agenda da Comunidade e nas deliberações dos órgãos estatutários, nomeadamente, das reuniões ministeriais setoriais”, referiu o Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão, realçando que  “estes seminários iniciaram-se com a aprovação do novo enquadramento estratégico da Cooperação da CPLP”.

 

Na sessão de abertura do seminário, o Diretor Geral de Assuntos Multilaterais do MNEC de Timor-Leste, Leoneto Mantilo, apelou ao dinamismo e à atuação dos pontos focais setoriais, aproveitando o evento para colocar dúvidas, questões e desafios e apresentar propostas. O Diretor Nacional para a CPLP do MNEC, Aviano Faria, explicou que a CPLP conta tradicionalmente com “3 grandes eixos de intervenção, a Concertação Político-Diplomática, a Cooperação e a Ação Cultural e Língua Portuguesa”, recordando que recentemente “foi introduzido um quarto pilar de intervenção (...) defendido aquando da presidência pro tempore timorense”, o objetivo geral de cooperação económica e empresarial

 

Em visita oficial a Timor-Leste, o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, no final do seminário, fez uma intervenção realçando a importância desta ação de capacitação para a plena participação dos pontos focais na dinâmica da Comunidade.

 

No seminário, entre outros temas, foram abordados o funcionamento e os domínios da cooperação em que a CPLP atua, bem como a forma de concretização dos projetos setoriais, planos de ação e ações pontuais. Nestes dois dias, foi, ainda, evidenciado o tema de financiamento e apoio de parceiros em projetos de desenvolvimento, em áreas tão diversas quanto “Alimentação, Ambiente, Saneamento, Saúde, Educação, Economia e Comércio, Assuntos Sociais e do Trabalho, Boa Governação, Oceanos, Defesa, Combate à Corrupção, Direitos Humanos, Direitos das Pessoas com Deficiência, Igualdade de Género, Tecnologias e Língua Portuguesa como veículo para a ciência e conhecimento”.

Últimas Notícias

Ver todas