Secretário Executivo recebido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste

Secretário Executivo - Politico-Diplomático
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, foi recebido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República Democrática de Timor-Leste, Bendito dos Santos Freitas, a 12 de março, em Díli, no âmbito da visita oficial a Timor-Leste, a decorrer entre 12 e 16 de março de 2024.

 

Durante a estadia neste Estado-Membro da CPLP, o Secretário Executivo e a sua delegação, as autoridades nacionais, as universidades e a sociedade civil timorense, vão, também, realizar sessões de trabalho para reforçar a ação conjunta na prossecução de objetivos comuns.

 

Em Díli, Zacarias da Costa vai, ainda, participar na sessão de abertura da XLVII Reunião dos Pontos Focais da Cooperação da CPLP, a qual decorre nos dias 14 e 15 de março de 2024. Esta reunião estatutária tem por objetivo coordenar a cooperação no âmbito da CPLP e assessorar os demais órgãos da Comunidade em todos os assuntos relativos à cooperação para o desenvolvimento, tendo em consideração a transversalidade das áreas setoriais.

 

Enquanto Secretário Executivo da CPLP, esta é a terceira visita de Zacarias da Costa a Timor-Leste, após se ter deslocado a Díli em visita oficial em novembro e em maio de 2023, onde foi recebido em audiências e manteve encontros com autoridades nacionais, e em maio de 2022 para assistir à cerimónia de investidura do Presidente da República e às cerimónias de comemoração do 20º aniversário da Restauração da Independência Nacional.

 

Declarações à Comunicação Social

Últimas Notícias

Ver todas