CIALP organiza Exposições em Luanda

Capital da Cultura
Nota Informativa

O Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) vai organizar três exposições em Luanda, de 3 a 5 de maio de 2022.

 

Integrando o programa da «Capital da Cultura da CPLP - Luanda - 2022», em exposição estarão as fotografias dedicadas aos temas “Ser Sustentável no Espaço Lusófono” e “Património Habitado no Mundo Lusófono”, resultantes das 1ª e 2ª edição do Concurso de Fotografia CIALP.

 

O concurso “Ser Sustentável no Espaço Lusófono”, realizado em 2022, desafiou todos os arquitetos e estudantes de arquitetura a enfrentarem este “duplo desafio de reflexão sobre os conceitos de sustentabilidade e de lusofonia. Esta porque se pretende entendida nas suas dimensões físicas, mas também metafórica dos múltiplos territórios onde nos movemos, aquela porque, de tão obviamente necessária à vida, à nossa e à das coisas, parece muitas vezes ser quase esquecida”, refere o CIALP.

 

O concurso “Património Habitado no Mundo Lusófono”, realizado em 2019,  pretendeu “reunir um conjunto de imagens que comuniquem as várias dimensões da cultura lusófona, múltipla, híbrida, local e atravessada por oceanos, de modo a construir um mosaico que ilustra a multiplicidade e extensão da cultura e património partilhados pelos países e territórios que falam a/se exprimem em/ língua portuguesa”, realçou o CIALP.

 

Igualmente, o CIALP promove em Luanda o filme-exposição “Arquiteturas em Português: Diálogos Emergentes”. Com a curadoria de Ana Vaz Milheiro, Inês Lima Rodrigues e Jorge Figueira, foram selecionados 11 projetos submetidos por ateliers de arquitetura em Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e no Brasil. O “resultado é um filme-expositivo sobre experiências projetuais, construções, e vivências profissionais, sociais e culturais, de projetos inseridos na relação entre as tradições construtivas locais – e o desejo de localidade – e as formas globais tendencialmente hegemónicas e homogeneizadoras da produção arquitetónica”.

 

O CIALP detém a categoria de Observador Consultivo da CPLP, atribuída na XVIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida a 18 de julho de 2013, em Maputo.

 

Mais Informação

CIALP

Últimas Notícias

Ver todas