Lançamento do Dicionário Geral Monolingue da Língua Nyungwe

Secretário Executivo - Cultura
Nota Informativa

O Dicionário Geral Monolingue da Língua Nyungwe (Gwanga la Mafala ya Ncinyungwe) foi lançado a 21 de fevereiro de 2024, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Língua Materna e do 20º aniversário do Centro de Estudos em Letras (CEL) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

 

Na cerimónia, o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, afirmou, em mensagem, que “com o lançamento do Dicionário Geral Monolingue da Língua Nyungwe fica disponível uma ferramenta metodológica que se reputa como uma contribuição fundamental para se alcançar o objetivo de ter recursos didáticos e académicos, cientificamente validados, para promover novas aprendizagens fora e dentro de contextos formais”.

 

Dirigindo-se ao autor da obra, Sóstenes Valente Rego, o Secretário Executivo da CPLP enalteceu a publicação, por revelar o “primeiro dicionário monolingue de uma língua africana e fazer de Moçambique o primeiro país africano de língua oficial portuguesa a alcançar tal feito, que torna a Língua Nyungwe, também conhecida como a “Língua de Tete”, um marco para história da lexicografia moçambicana”.

 

As “nossas línguas são expressão maior das nossas culturas, são o repositório vivo das nossas tradições, e são o “espírito e a alma dos nossos povos””, sublinhou Zacarias da Costa.   

 

A língua Nyungwe é falado por uma parte significativa da população em Moçambique, nomeadamente na província de Tete. Este “idioma integra o grupo das línguas bantu, que se caracterizam por uma estrutura gramatical e um vocabulário partilhados, embora haja variações regionais e dialetais significativas. Com 5768 lemas, o dicionário de Nyungwe inclui entradas com a classificação da classe de palavras, a transcrição fonética, a classe nominal e outras informações que podem ser úteis ao leitor, como ideofones e/ou onomatopeias, palavras cognatas, referências culturais e/ou históricas, nomes de terras e/ou regiões”, refere a UTAD.

Últimas Notícias

Ver todas