Administração Interna

 Noticias

06/05/2009
Fórum Cooperação-Acção para a Protecção Civil e Bombeiros [voltar]
Fórum Cooperação-Acção para a Protecção Civil e Bombeiros
Memorando

O Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, inaugura esta quinta-feira, dia 7, em Lisboa, o Fórum Cooperação-Acção para a Protecção Civil e Bombeiros nos Países de Língua Portuguesa, iniciativa organizada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pela Liga dos Bombeiros Portugueses. O Fórum servirá de ponto de encontro e troca de experiências e boas práticas de cooperação em matéria de protecção civil. Ao longo de dois dias, os responsáveis pelos Serviços de Protecção Civil e de Bombeiros dos países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste) irão também discutir as estratégias a implementar para o reforço da cooperação ao longo dos próximos anos.

A cooperação em matéria de protecção civil entre Portugal e os restantes países da CPLP tem vindo a conhecer um forte incremento. Em especial, são de destacar as acções de formação realizadas em 2008 em Portugal, Angola, Moçambique e S. Tomé e Príncipe e que incidiram nas vertentes de protecção civil, formação básica de bombeiros, socorro e salvamento, combate a incêndios florestais, industriais e urbanos e controlo de acidentes com mercadorias perigosas. Também com Cabo Verde a cooperação foi reforçada através da realização pela ANPC de duas missões de assistência técnica visando a revisão do enquadramento legislativo para a protecção civil e socorro e a reestruturação do sistema de telecomunicações de emergência.

Presentemente, a Autoridade Nacional de Protecção Civil encontra-se a ministrar em Angola um curso de Planeamento Operacional (valências de planeamento táctico e estratégico) e a realizar uma missão de assessoria técnica ao Serviço Nacional de Protecção Civil daquele País, no domínio dos sistemas aplicacionais de gestão de ocorrências.


Mais informações em www.anpc.pt.
Publicado a 6/5/2009
[voltar]

Reuniões


 Reunião de Ministros da Administração Interna

 Reunião da Organização Internacional de Policiais de Países de Língua Portuguesa (OIP)

 Reunião de Diretores de Estradas dos Países de Língua Portuguesa (DEPLP)

 Reunião de Entidades Responsáveis pelo Controlo Civil das Forças de Segurança nos Países de Língua Portuguesa

 Reunião do Conselho de Diretores de Polícia Judiciária e de Investigação Criminal da CPLP


Ligações



 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.