“Concurso de Escrita Criativa – Dia Mundial da Língua Portuguesa”

Educação - Destaques Portal CPLP
Nota Informativa

O “Concurso de Escrita Criativa – Dia Mundial da Língua Portuguesa” é uma iniciativa conjunta das Escolas Amigas da CPLP, que pretende assinalar a celebração do Dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa e Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, em 2024.

 

O desafio, lançado a todos os alunos e alunas do 10.º ano de escolaridade das unidades orgânicas da Rede das Escolas Amigas da CPLP, consiste em escrever um texto que tenha como tema: “Juventude e Sustentabilidade para o futuro da CPLP”.

 

Os trabalhos são submetidos, até ao dia 22 de abril de 2024 (prorrogação do prazo de 15 de abril de 2024), pelo aluno/a candidato/a através do preenchimento de formulário próprio (https://area.dge.mec.pt/escolasamigasdacplp).

 

As candidaturas são inicialmente analisadas e apreciadas pelos Ministérios da Educação dos Estados-Membros da CPLP:

Fase 1: O júri nacional de cada Estado-Membro identifica os três melhores trabalhos a serem submetidos ao Secretariado Executivo da CPLP;

Fase 2: O Secretariado Executivo da CPLP envia os trabalhos para o júri internacional que selecionará os três vencedores globais.

 

Os textos vencedores a nível nacional receberão um prémio em numerário e far-se-ão acompanhar de um certificado assinado pelo/a Ministro/a da Educação e pelo Secretário Executivo da CPLP. As escolas dos/as alunos/as premiados/as receberão também um certificado.

 

Os prémios a nível internacional e nacional serão assegurados pela CPLP no âmbito da promoção do presente concurso.

 

Os prémios a nível nacional são:

1.º Prémio = 500 Euros

2.° Prémio = 300 Euros

3.º Prémio = 200 Euros

 

Os prémios a nível internacional são:

1º Prémio = 1500 Euros

2.° Prémio = 900 Euros

3.º Prémio = 600 Euros

 

O primeiro classificado a nível internacional viaja para o Estado-Membro Sede da CPLP (Portugal) para receber o prémio em cerimónia comemorativa do Dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 2024.

 

A «Rede de Escolas Amigas da CPLP» é constituída por estabelecimentos de ensino primário/básico, secundário geral e técnico profissional, de natureza pública ou privada, de todos os Estados-Membros e países terceiros que acreditem e atuem com base nos ideais da CPLP e desejem apoiar a Organização Internacional na prossecução da sua missão.

 

Últimas Notícias

Ver todas