Domingos Simões Pereira




Secretário Executivo da CPLP entre a VII e a VIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo (2008-2012)


Nascido em Farim, Guiné-Bissau, em 1963.

Engenheiro Civil e Industrial pelo Instituto de Engenharia de Odessa ex-URSS (Ucrânia). Mestre em Ciências da Engenharia Civil pela Universidade Estatal de Califórnia em Fresno.

De Dezembro de 2006 até à data da última nomeação foi Conselheiro do Primeiro Ministro da Guiné-Bissau para as Infra-estruturas por conta do Banco Mundial.

Foi Secretário-geral da Caritas Guiné-Bissau de Setembro de 2006 a Setembro de 2008.

Foi Ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo de Maio de 2004 a Novembro de 2005.

Ministro do Equipamento Social entre 2002 e 2003.

Assistente Técnico para a Reforma das Infra-Estruturas no Projecto de Reforma e Desenvolvimento do Sector Privado (Banco Mundial), de 2000 a 2004.

Assistente Técnico para a Célula de Apoio ao Ordenador Nacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento (União Europeia), de 1999 a 2000.

Entre 1988 e 1999, assumiu diversos cargos, entre os quais: Director Nacional da Viação e Transportes Terrestres; Director-Geral das Estradas e Pontes; Chefe de Gabinete do Ministro das Obras Públicas e Director do Laboratório de Engenharia Civil; Estágiario no Gabinete de Projectos de Engenharia no Departamento dos Transportes da California (CALTRANS, Fresno); Director Técnico da Cooperativa Unidade e Progresso, em Bissau.


Intervenção do SE na Comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina

Intervenção do SE na Comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina
8/2/2011 Intervenção do SE na Comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina
O Secretário Executivo, Domingos Simões Pereira, esteve presente na Comemoração do dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, iniciativa da Secretaria de Estado da Igualdade de Portugal.

Esta iniciativa decorrida no dia oito de Fevereiro, no Auditório da Maternidade Alfredo da Costa contou com uma intervenção do SE, saudando Portugal pelo "compromisso político específico que confirma o crescente reconhecimento do problema das práticas tradicionais lesivas, demostrando o empenho e esforço colectivo na luta contra a MGF".

O Secretário Executivo, salientou ainda que "este programa de ação vai de encontro aos temas prioritários e de maior relevo para a CPLP, que retomou o acompanhamento da matéria sobre a Igualdade de Género com um maior nível de atenção e reforço do seguimento de ações na luta contra a MGF no espaço da Comunidade".

Durante a Comemoração foi apresentado o II Programa de Ação para a Eliminação da MGF (2011-2013), na presença da Secretária de Estado da a Igualdade de Portugal, Elza Pais.

Intervenção do Secretário Executivo

Ver programa
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.