Noticias

CPLP vai intensificar combate contra o Trabalho Infantil

CPLP vai intensificar combate contra o Trabalho Infantil
26/1/2016 CPLP vai intensificar combate contra o Trabalho Infantil A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai definir para 2016 um plano de ação comum contra o trabalho infantil. Este é um dos principais resultados previstos da V Reunião de Pontos Focais do Trabalho Infantil, que se realiza de 25 a 27 de janeiro, na Sede da CPLP.

No âmbito desta reunião, os delegados dos Estados-membros da CPLP estão, ainda, a concertar a posição comum a adotar na IV Conferência Global sobre Trabalho Infantil, prevista para 2017, e participar numa acção de formação concretizada em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) – FUNDAMENTALS e PARDEV.

Depois de, em 2015, reunidos em Timor-Leste, os ministros da tutela nos Estados-membros terem tomado importantes decisões e declarado 2016 como “Ano da CPLP contra o Trabalho Infantil”, a Organização vai agora consolidar mais a cooperação para alcançar resultados. Nesta temática, as iniciativas adotadas têm-se debruçam-se na partilha de informação, na troca de experiências e trabalho em rede, na realização de campanhas conjuntas de sensibilização, na cooperação técnica e na formação.

Para exponenciar as atividades, a CPLP associou-se à Organização Internacional do Trabalho (OIT) para assinalar o dia 12 de junho como “Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil”, para além de outras atividades em matéria de cooperação e boas práticas no combate ao trabalho infantil. A cooperação Sul-Sul e Triangular ajudou a reforçar a luta contra o Trabalho Infantil, estando o compromisso entre a CPLP e a OIT reforçado, onze anos depois da assinatura do Memorando de Entendimento entre as duas organizações internacionais.

A sessão de encerramento e de apresentação de conclusões da V Reunião de Pontos Focais do Trabalho Infantil decorre no dia 27 de janeiro, pelas 14h00, sendo aberta aos Órgãos de Comunicação Social.

Mais Informações


Trabalho Infantil

Fotografias


Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.