Brasil e Portugal com Ouro nas 7ª Olímpiadas de Matemática

A 7ª Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), que decorreu até 31 de julho de 2017, terminou com a atribuição de quatro medalhas de ouro, duas para participantes do Brasil e duas para Portugal.
Igualmente, o Brasil arrecadou ainda duas medalhas de prata, igualando o número de Portugal, e São Tomé e Príncipe alcançou também uma medalha de prata. Já o bronze foi conquistado por Cabo Verde (três medalhas), Angola (duas medalhas), Moçambique (duas medalhas) e São Tomé (uma medalha).
Recordemo-nos que, os ministros da Educação da CPLP manifestaram o apoio às Olimpíadas de Matemática da CPLP (OMCPLP) na VII Reunião de Ministros da Educação da CPLP, em março de 2012, em Luanda. Na Declaração Final, aevidencia-se a necessidade de “apoiar as Olimpíadas da Matemática da CPLP” e de “incentivar os Estados Membros a criar as condições para a participação dos seus jovens naquela iniciativa”, reconhecendo-se “o grande valor educativo proporcionado [pelas Olimpíadas de Matemática] designadamente ao nível da melhoria da qualidade do ensino da Matemática e da promoção da sua aprendizagem”.
As OMCPLP surgiram com o objectivo de unir os Estados membros da CPLP através da "matemática, incentivar o desenvolvimento da disciplina e aprofundar a cooperação nesta área" e foram organizadas pela primeira vez em 2011, em Coimbra, pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
Mais Informação
Consulte a tabela com os resultados gerais
Em Destaque na Educação...
-
II Conferência Internacional sobre Oficinas de Estatísticas da Educação na CPLP 16-08-2023
Nota Informativa... -
Declaração Final - XII Reunião de Ministros da Educação 09-06-2023
.... -
XII Reunião de Ministros da Educação vai decorrer em Luanda 25-05-2023
Nota Informativa... -
II Seminário Internacional de Boas Práticas sobre Alimentação Escolar na CPLP 24-02-2023
Nota Informativa...