CPLP apoia seminário em Bissau sobre Educação

O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) atribuiu apoio institucional ao Seminário Internacional “A Educação em Países Lusófonos: realidades e diversidades”, organizado pela Fundação Fé e Cooperação (FEC) e o Ministério da Educação e Ensino Superior da Guiné-Bissau, com o objetivo de trocar experiências e estimular uma reflexão entre os participantes dos PALOP e Portugal, no que concerne à educação e sistemas educativos.
O seminário está previsto decorrer em Bissau, nos dias 21 e 22 de março de 2018, desenvolvendo-se no âmbito do Programa de Apoio à Reforma do Sistema Educativo na Guiné-Bissau (PARSE), financiado pela Cooperação Portuguesa.
Os participantes têm a oportunidade de refletir a educação sob quatro perspetivas, nomeadamente, a “Educação de Infância: culturas de valorização e desenvolvimento da criança”, “Uma Língua, várias realidades: aprendizagem e ensino da Língua Portuguesa”, “Importância do Sistema de Informação, Recolha e Divulgação de Dados para a qualidade do Sistema Educativo” e “A Formação Profissional: percursos e desafios”.
A Declaração Constitutiva da CPLP objetiva “dinamizar e aprofundar a cooperação no domínio universitário, na formação profissional e nos diversos setores de investigação científica e tecnológica para uma crescente valorização dos seus recursos humanos e naturais, bem como promover e reforçar as políticas de formação de quadros”, assumindo assim a importância da cooperação multilateral no domínio da Educação na Comunidade.
Mais informação
Em Destaque na Educação...
-
Declaração Final - XIII Reunião de Ministros da Educação 13-06-2025
... -
São Tomé acolhe XIII Reunião de Ministros da Educação 12-06-2025
... -
São Tomé acolhe «II Fórum Internacional da CPLP sobre Cooperação em matéria de Educação» 09-06-2025
... -
CPLP apoia III edição do projeto «Histórias Daqui e Dali (HDD)» 12-03-2025
...