CPLP organiza encontro sobre mobilidade académica


CPLP organiza encontro sobre mobilidade académica
Nota informativa

O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Comissão Temática de Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia dos Observadores Consultivos estão a organizaram um encontro sobre «Mobilidade Académica na CPLP - Das Aspirações às Concretizações», no dia 7 de maio de 2019, na sede da Organização, em Lisboa.

Trata-se de uma iniciativa inserida nas comemorações do «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP», com o objetivo de contribuir para o debate sobre a importância da mobilidade académica na comunidade, numa perspetiva de partilha de programas de mobilidade destinados aos estudantes da CPLP que se encontram em curso ou em fase de início.

A conferência contemplou diversas apresentações de programas de mobilidade e bolsas académicas, como o Programa Mobilidade Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP); Programa Paulo Freire de Mobilidade Académica – Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI); Programa de Bolsas Académicas Grupo Lusófona – CPLP; MOTUS – Programa de Mobilidade Académica da Rede Académica das Ciências das Saúde da Lusofonia (RACS); Bolsas em Medicina para Estudantes da CPLP; e Bolsas da Área da Defesa e em Estudos Políticos para Estudantes da CPLP.

O Secretário Executivo, embaixador Francisco Ribeiro Telles, do embaixador de Cabo Verde junto da CPLP, Eurico Monteiro, e do coordenador da comissão temática, Prof. Dr. Mário Avelar, participaram na sessão de abertura.

A primeira edição do encontro «Mobilidade Académica na CPLP» subordinado ao tema «Uma Reflexão sobre o Presente, Um Desafio para o Futuro» decorreu em março de 2016, inserida nas comemorações do vigésimo aniversário da Organização. Em 2017, a conferência “Mobilidade Académica e Juvenil na CPLP – Desafios e Soluções” reuniu presidentes dos conselhos nacionais da juventude dos Estados membros, associações de estudantes académicos e universidades.

Publicado a 04-05-2019
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.