Ministros debatem a Educação no contexto Covid-19


Ministros debatem a Educação no contexto Covid-19
Nota Informativa

Os ministros responsáveis pela Educação nos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir no dia 18 de novembro de 2020, em videoconferência.

 

A sessão de abertura da XI Reunião dos Ministros da Educação da CPLP vai contar com as intervenções da Ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal, do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e da Diretora-Geral-Adjunta da Educação das Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Stefania Giannini.

 

Na reunião, os ministros são convidados a partilhar informações sob o tema “A Educação nos Estados-Membros da CPLP e o contexto da pandemia da Covid-19”, estimando-se as intervenções da Ministra da Educação de Angola, Luiza Maria Alves Grilo, do Ministro da Educação do Brasil, Milton Ribeiro, do Ministro da Educação da Guiné-Bissau, Arsénio Jibril Baldé, do Vice-Primeiro Ministro e Responsável pela Educação da Guiné Equatorial, Clemente Engonga Nguema Onguene, da Ministra da Educação de Moçambique, Carmelita Rita Namashulua, do Ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, da Ministra da Educação de São Tomé e Príncipe, Julieta Rodrigues, e do Ministro da Educação de Timor-Leste, Armindo Maia.

 

Esta XI Reunião dos Ministros da Educação da CPLP é uma iniciativa da presidência em exercício da CPLP, nomeadamente, da Ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal. No convite, a ministra cabo-verdiana realçou o “empenho da presidência rotativa em reforçar a cooperação multilateral no domínio da Educação”, dando continuidade ao planeado, “em alinhamento com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da «Agenda 2030 das Nações Unidas», não obstante os constrangimentos resultantes da situação pandémica de Covid-19”.

 

Neste sentido, em agenda está o ponto de situação da implementação do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP (2016-2020) e as orientações estratégicas para o período 2021- 2026. Igualmente, os ministros vão debater o reforço das relações institucionais com Organizações Internacionais no domínio da Educação e Formação, nomeadamente, com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Agência Nacional ERASMUS Educação e Formação.

 

Após a aprovação da Declaração Final da XI Reunião dos Ministros da Educação da CPLP, a Ministra da Educação de Cabo Verde vai proceder ao encerramento dos trabalhos e à realização de uma conferência de imprensa, presencialmente, na sede da CPLP, com transmissão em direto no Youtube.

 

A preceder esta reunião ministerial, nos dias 16 e 17 de novembro, realiza-se a IX Reunião dos Pontos Focais da Educação. As delegações dos Estados-membros a esta reunião técnica deverão ultimar a documentação para remeter à reunião ministerial do dia 18 de novembro.

 

A República de Cabo Verde assumiu, em julho de 2018, a Presidência pro tempore da CPLP, na Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema “As Pessoas, A Cultura, Os Oceanos”.

 

XI Reunião dos Ministros da Educação da CPLP

Programa Previsto - 18 de novembro de 2020 - (UTC/GMT, hora de Lisboa)

 

11h00– Abertura (acesso restrito às delegações)

 

14h30 – Conferência de Imprensa

A conferência de imprensa vai ser transmitida em direto no canal Youtube da CPLP.

Os órgãos de comunicação social interessados podem colocar questões nesta conferência de imprensa:

1- Presencialmente à coordenadora da reunião, a Ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal, na sede da CPLP, em Lisboa. Solicita-se a confirmação de presença aos jornalistas pelo imprensa@cplp.org;

2- Por videoconferência, através do registo prévio para obtenção de acesso ao momento da conferência de imprensa (número limitado, plataforma Zoom). O registo deve ser solicitado através de imprensa@cplp.org, até às 19h00 do dia 17 de novembro de 2020.

 

Publicado a 13-11-2020
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.