I Curso Internacional de Especialização em Saúde Pública

Nota informativa

O primeiro Curso Internacional de Especialização em Saúde Pública (CIESP) vai iniciar-se no dia 30 de Março de 2011 no Centro de Formação Médica Especializada (CFME) da CPLP, na cidade da Praia, em Cabo Verde. Com a duração de dez meses, esta acção destina-se a sistematizar a experiência e os conhecimentos médicos daqueles que, trabalhando há mais de cinco anos como responsáveis nesta área nos seus respectivos países, nunca tiveram a oportunidade de obter uma especialização em Saúde Pública.

O CIESP tem como entidades organizadoras a Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal (IHMT), sendo a Direcção Executiva desta primeira edição e os respectivos órgãos de apoio operacional assumida pelo IHMT em articulação com a Ordem dos Médicos de Portugal.

Estrutura geral:

• 1ª fase de cariz teórico/prático, decorrerá na cidade da Praia e compreende 29 módulos, agrupados em 5 grandes áreas de formação:

    1. A Saúde Pública e o seu contexto (6 módulos);
    2. Métodos em Saúde Pública (6 módulos);
    3. Planeamento e Gestão em Saúde (6 módulos);
    4. Aplicações em Saúde Pública (10 módulos);
    5. Projecto operacional em Saúde Pública (1 módulo + trabalho de campo com apresentação de relatório final);

• 2ª fase decorrerá nos países de origem e assumirá a forma de estágio profissionalizante, de prática clínica, com uma duração previsível de 6 meses;

• 3ª fase de cariz teórico/prático, decorrerá novamente na cidade da Praia.
Publicado a 28-03-2011
Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.