Língua Portuguesa e Cultura

 Noticias

18/10/2019
Comissão UNESCO endossa 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa Anterior
Comissão UNESCO endossa 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa
Nota Informativa

A Comissão do Programa e Relações Exteriores do Conselho Executivo da UNESCO endossou, por unanimidade, o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa. 

 

Esta recomendação à próxima Conferência Geral da UNESCO propõe a adoção de uma resolução proclamando o 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

 

A decisão será formalmente adotada pelo plenário dos cinquenta e oito membros do Conselho Executivo da UNESCO,  no próximo dia 23 de outubro. A deliberação final será efectuada na 40º sessão da Conferência Geral da UNESCO, que congrega os cento e noventa e três Estados-membros, entre 12 e 27 de novembro de 2019.

 

A proposta foi submetida ao Conselho Executivo pelos nove Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o copatrocínio de mais vinte e quatro países de todos os continentes e com este endosso.

 

No documento, reconhece-se o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando que o Português é a língua mais falada do hemisfério sul e a língua oficial de três organizações regionais e da Conferência Geral da UNESCO.

 

A proclamação de dias internacionais é da competência da Assembleia Geral das Nações Unidas e das agências especializadas da ONU, nas respetivas áreas de competência, como a UNESCO - nestes casos designando-se dias mundiais.

 

Quando for oficialmente estabelecido, o Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser integrado no calendário celebrado pelas Nações Unidas.

 

O dia 5 de maio já tinha sido instituído como o "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP", a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.

Publicado a 18/10/2019
Anterior
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.