Igualdade de Género

 Noticias

25/10/2017
Ministerial debate empoderamento das mulheres e meninas Anterior
Ministerial debate empoderamento das mulheres e meninas
Nota informativa

A V Reunião das Ministras e Altas Autoridades para a Igualdade de Género da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai reunir delegações dos nove Estados membros, no dia 31 de outubro de 2017, em Brasília, para a apreciação da proposta de Plano de Ação para Promoção da Igualdade e Equidade de Género 2017-2019, com o foco na promoção do empoderamento de todas as mulheres e meninas.

Na sessão de abertura vão estar presentes o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres do Governo Brasileiro (SPM/SEGOV/PR), Fátima Pelaes, a Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Trovoada, a presidente da Rede de Mulheres Parlamentares da AP-CPLP, deputada federal Rosangela Gomes e o Representante de Timor-Leste, Embaixador Gregório José da Conceição Ferreira de Souza.

A ministerial encerra com a assinatura de um memorando de entendimento entre a ONU Mulheres e a CPLP, que formaliza a parceria e participação da Comunidade nas discussões de políticas de género da ONU.

Ainda no dia 31 de outubro, as ministras realizam uma visita à Casa da Mulher Brasileira e participam num almoço com a Rede de Mulheres Parlamentares da Assembleia Parlamentar da CPLP (AP-CPLP).

Este encontro ministerial é antecedido pela reunião técnica de pontos focais, contemplando a realização de mesas técnicas – as quais versam sobre o empoderamento das mulheres e meninas do campo, das águas e da floresta, a educação para prevenção da violência contra as mulheres e meninas e os desafios para implementar legislação para a igualdade de género.

Na última reunião ministerial, em Díli, a 10 de maio de 2016, as ministras desta tutela debruçaram-se sobre o "Empoderamento Económico da Mulher, Género e Globalização".

A Igualdade de Género é o quinto dos dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Recordemo-nos que, a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida a 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, saudou a adoção histórica pelas Nações Unidas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Presidência pro tempore brasileira da CPLP escolheu para o seu mandato de dois anos o lema “A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

 

Mais informação

Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres

Publicado a 25/10/2017
Anterior
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.