Igualdade de Género

 Noticias

26/11/2019
Cerimónia de Abertura da Campanha «16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres» em Timor-Leste Anterior
Cerimónia de Abertura da Campanha «16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres» em Timor-Leste
Memorando

As Ministras responsáveis pela Igualdade de Género da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidas a 6 de novembro de 2019, decidiram aprovar a associação da CPLP à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2008, no âmbito do recém aprovado Plano de Trabalho para o biénio 2019-2021.

Conforme comunicado da República Democrática de Timor-Leste “A Secretária de Estado para a Igualdade e Inclusão-SEII de Timor-Leste, Maria José da Fonseca Monteiro de Jesus acompanhada do Secretário de Estado de Artes e Cultura, SenhorTeófilo Caldas e a Vice-Presidente do Parlamento Nacional, Senhora Maria Angelina Sarmento, fizeram o Lançamento de Abertura da Campanha dos “Dezasseis Dias de Ativismo Contra a Violência contra as Mulheres e Meninas” sob o tema “ Juntos/as eliminamos a Violência contra as Mulheres e Meninas: Florescer numa Relação Saudável”.

Por conveniência da agenda, o lançamento foi antecipado para 23 de Novembro quando deveria fazer-se no dia 25 de Novembro.

Na sua intervenção, a Senhora Secretária de Estado para a Igualdade e Inclusão lembrou a necessidade de rejeitar diariamente, nas nossas vidas, a violência que continua bastante elevada na nossa sociedade. Nas suas palavras, continua elevada porque enquanto sociedade, continuamos a tolerá-la e a aceitá-la para resolver os problemas ou qualquer tipo de diferenças.

Fazemos todos os esforços para prestar apoio às vítimas de violência baseada no género e violência contra as mulheres, homens, meninas, pessoas com deficiência, comunidade LGBT, para que através da assistência as vítimas possam beneficiar de proteção adequada. Isto é uma responsabilidade de todos/as nós para prevenir e combater a violência na nossa sociedade.

Todos/as nós podemos fazer a diferença, começando por transmitir às nossas famílias e às comunidades que a violência não tem lugar na nossa terra e já é tempo de resolvermos as nossas diferenças sem violência.

Depois do lançamento, prosseguiu-se com a distribuição do Boletim “Lian ba Igualdade” (Voz para a Igualdade) e simbolicamente, fez-se a distribuição de camisolas às entidades e parceiros--chave.

A cerimónia do lançamento da Campanha dos “Dezasseis dias de Ativismo Contra a Violência Contra as Mulheres e Meninas” encerrou com um diálogo aberto entre a Comunidade e as entidades presentes, Secretária de Estado da SEII, Secretário de Estado de Artes e Cultura, Vice-Presidente do Parlamento Nacional, Comandante Geral da Polícia Nacional de Timor-Leste do Município de Manufahi, Senhora Júlia da Gama, Presidente do Grupo de Trabalho de Género e Administradora do Município de Manufahi e o Representante do Ministério da Administração Estatal. O diálogo centrou-se no Tema ”Várias Formas de Violência contra as Mulheres e Meninas”.

Esta campanha da SEII que irá decorrer no período compreendido entre 25 de Novembro a 10 de Dezembro de 2019, contará com a colaboração de diversas entidades, ONGs e Agências das Nações Unidas, num esforço concertado e conjunto de lutar contra as diversas formas de violência e de promover uma campanha capaz de pôr termo à violência que afeta as Mulheres e Meninas timorenses. Para o efeito serão realizadas ações de formação e sensibilização sobre violência baseada no género e violência doméstica.

A SEII está convicta que a sensibilização junto da população é a melhor forma de consciencializar para a violência, dando desta forma conta que ela não pode ser tolerada nem socialmente aceite, por ser contra a dignidade das vítimas. Todos e todas temos direito a uma vida digna que nos permita prosperar e viver felizes."


Mais informação

CPLP associa-se aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
Ministeriais da Igualdade de Género da CPLP
ONU Mulheres
Portal da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Publicado a 26/11/2019
Anterior
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.