Notícia

10/10/2024
Missão de Observação Eleitoral em Moçambique desenvolve atividades Voltar atrás
Missão de Observação Eleitoral em Moçambique desenvolve atividades
Nota Informativa

Na sequência do convite remetido pelo Governo da República de Moçambique, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) constituiu uma Missão de Observação Eleitoral às Eleições Gerais - Presidenciais e Legislativas, dos Membros das Assembleias Provinciais e de Governador de Província, decorridas a 9 de outubro de 2024.

 

No terreno entre 5 e 12 de outubro, esta Missão de Observação Eleitoral da CPLP (MOE-CPLP) é chefiada por João Gomes Cravinho, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e é constituída por 21 observadores, designados pelos Estados-Membros, pela Assembleia Parlamentar e funcionários do Secretariado Executivo da CPLP.

 

Os observadores da CPLP testemunharam, a 9 de outubro, o dia da votação e a contagem dos votos em assembleias nas províncias de Maputo, Gaza, Nampula, Sofala e Zambézia.

 

A 8 de outubro, o Chefe da MOE-CPLP foi recebido pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, abordando os principais aspetos desta missão. Neste mesmo dia, também em Maputo, reuniu com o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Carlos Matsinhe, para se inteirar do processo de administração e gestão eleitoral em curso.

 

Em Maputo, João Gomes Cravinho manteve encontros com candidatos à Presidência da República, nomeadamente, Daniel Chapo e Ossufo Momade. A 6 de outubro, em Maputo, a MOE-CPLP observou o encerramento das campanhas de Daniel Chapo, Ossufo Momade e Lutero Simango.

 

Durante a estadia em Moçambique, a MOE-CPLP tem-se reunido com outras missões de observação eleitoral presentes em Moçambique, articulando-se com as Missões de Observação Eleitoral da União Africana, da SADC, da Commonwealth e do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC. Paralelamente, João Gomes Cravinho reuniu com a Chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia em Moçambique, Laura Ballarín, com a Missão de Observação da ROJAE-CPLP (Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral dos Países de Língua Portuguesa), chefiada pelo timorense Alcino Baris, e com a Delegação de Deputados do Parlamento Europeu, chefiada por Antonio López-Istúriz White.

 

O Chefe da MOE-CPLP manteve, ainda, encontros com Chefes das Missões diplomáticas dos Estados-Membros da CPLP em Maputo, designadamente, com o Embaixador de Portugal, António Costa Moura, com o Embaixador do Brasil, Ademar Seabra da Cruz Junior, e o Encarregado de Negócios da Guiné Equatorial, Montano Esono Nguema Mikue, Bem como com o Embaixador de Timor-Leste em Maputo, Luís Sequeira.

 

A MOE-CPLP apresentará, publicamente, a 11 de outubro, uma declaração preliminar com os resultados da observação realizada.

 

Fotografias

24.10. Missão de Observação Eleitoral em Moçambique
Publicado a 10/10/2024
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.