Na sequência do convite remetido pelo Governo da República de Moçambique, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) constituiu uma Missão de Observação Eleitoral às Eleições Gerais - Presidenciais e Legislativas, dos Membros das Assembleias Provinciais e de Governador de Província, decorridas a 9 de outubro de 2024.
No terreno entre 5 e 12 de outubro, esta Missão de Observação Eleitoral da CPLP (MOE-CPLP) é chefiada por João Gomes Cravinho, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e é constituída por 21 observadores, designados pelos Estados-Membros, pela Assembleia Parlamentar e funcionários do Secretariado Executivo da CPLP.
Os observadores da CPLP testemunharam, a 9 de outubro, o dia da votação e a contagem dos votos em assembleias nas províncias de Maputo, Gaza, Nampula, Sofala e Zambézia.
A 8 de outubro, o Chefe da MOE-CPLP foi recebido pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, abordando os principais aspetos desta missão. Neste mesmo dia, também em Maputo, reuniu com o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Carlos Matsinhe, para se inteirar do processo de administração e gestão eleitoral em curso.
Em Maputo, João Gomes Cravinho manteve encontros com candidatos à Presidência da República, nomeadamente, Daniel Chapo e Ossufo Momade. A 6 de outubro, em Maputo, a MOE-CPLP observou o encerramento das campanhas de Daniel Chapo, Ossufo Momade e Lutero Simango.
Durante a estadia em Moçambique, a MOE-CPLP tem-se reunido com outras missões de observação eleitoral presentes em Moçambique, articulando-se com as Missões de Observação Eleitoral da União Africana, da SADC, da Commonwealth e do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC. Paralelamente, João Gomes Cravinho reuniu com a Chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia em Moçambique, Laura Ballarín, com a Missão de Observação da ROJAE-CPLP (Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral dos Países de Língua Portuguesa), chefiada pelo timorense Alcino Baris, e com a Delegação de Deputados do Parlamento Europeu, chefiada por Antonio López-Istúriz White.
O Chefe da MOE-CPLP manteve, ainda, encontros com Chefes das Missões diplomáticas dos Estados-Membros da CPLP em Maputo, designadamente, com o Embaixador de Portugal, António Costa Moura, com o Embaixador do Brasil, Ademar Seabra da Cruz Junior, e o Encarregado de Negócios da Guiné Equatorial, Montano Esono Nguema Mikue, Bem como com o Embaixador de Timor-Leste em Maputo, Luís Sequeira.
A MOE-CPLP apresentará, publicamente, a 11 de outubro, uma declaração preliminar com os resultados da observação realizada.
Fotografias