Notícia

26/08/2009
XI Fórum de Sistema e Tecnologia de Informação dos Bancos Centrais da CPLP Voltar atrás
XI Fórum de Sistema e Tecnologia de Informação dos Bancos Centrais da CPLP
Memorando

O XI Fórum de Sistema e Tecnologia de Informação dos Bancos Centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa decorreu a 26 de Agosto de 2009, no Hotel Pestana, em São Tomé e Príncipe. 

Dos presentes, estiveram representados, entre outros, os bancos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, a Autoridade Bancária e de Pagamentos de Timor-Leste, o Instituto de Inovação e Conhecimento (INIC) e a Companhia Santomense de Telecomunicações (CST).

A sessão de abertura foi presidida pelo governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe, Luís de Sousa, que defendeu o sistema financeiro do arquipélago e considerou o fórum como um espaço privilegiado para a troca de experiências dos bancos centrais da CPLP.

Foram também debatidos  temas relacionados ao "Papel das TIC’s na Modernização dos Sistemas de Pagamentos", à "Modernização do Sistema de Pagamentos Brasileiro", à "Segurança dos Sistemas de Informação", ao "Sistema de Gestão Documental" e ainda à "Governação Electrónica em São Tomé e Príncipe".

O fórum recomendou que os bancos centrais da CPLP desenvolvam esforços no sentido de implementar métodos e boas práticas de governação em sistemas e tecnologias de informação.

Ainda, recomendou que o Banco de Portugal continuasse a coordenar a equipa de projecto, devendo a sua concretização começar após as decisões tomadas no encontro, passando pela elaboração de um caderno de encargos para o processo de procura dos fornecedores.

A próxima edição deste fórum de "Sistema e Tecnologia de Informação" terá lugar em Moçambique em meados de 2010, e prevê-se que estejam em agenda temas como a "Segurança dos Sistemas de Informação", a "Utilização de ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) no Recursos Humanos", a "Utilização de Sistemas de Vídeo-conferência" e "IT Governance nos Bancos Centrais".

Publicado a 26/8/2009
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.