A Comissão Temática de Energia e Clima dos Observadores Consultivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), coordenada pela ALER e sub-coordenada pela Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP) lançou o “Roteiro de Cooperação 2030 em Energia e Clima nos Países da CPLP”, durante o 5.º Seminário de Energia e Clima da CPLP, realizado a 20 de outubro, em Maputo.
Este documento “é o resultado de um ciclo de diálogo e cooperação entre os Pontos Focais de Ambiente, Energia e Finanças da CPLP, realizado entre 2024 e 2025, no âmbito da Série de Seminários de Energia e Clima da CPLP”, refere a coordenação em comunicado.
O Roteiro debruça-se sobre quatro eixos estratégicos:
1) o planeamento energético, que orienta políticas e investimentos sustentáveis;
2) a liderança e capacitação, que fortalece competências técnicas e institucionais;
3) a mobilização de financiamento, que procura atrair recursos e parcerias inovadoras;
4) a aceleração das transições energéticas, que impulsione o uso de energias renováveis, a modernização das infraestruturas e o acesso universal à energia.
O documento representa “o alicerce de uma cooperação orientada para a ação, deixando o convite para parceiros se juntarem à iniciativa”, na sessão de apresentação foram anunciados os primeiros parceiros estratégicos: o programa europeu GET.transform e a Africa Climate and Energy Nexus (AfCEN).
Roteiro de Cooperação 2030 em Energia e Clima nos Países da CPLP