Notícia

23/10/2009
Primeiro-ministro da Guiné-Bissau visita CPLP Voltar atrás
Primeiro-ministro da Guiné-Bissau visita CPLP
Nota Informativa

O Primeiro-ministro da República da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, visitou a 23 de Outubro a sede da CPLP. Carlos Gomes Júnior foi recebido pelo Secretário Executivo, Domingos Simões Pereira, e pelos Embaixadores e representantes dos Estados-membros da CPLP.

Durante o encontro, o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau informou os presentes sobre os esforços internos para garantir a normalidade da administração pública e sobre o andamento da reforma do sector de Segurança e Defesa. Carlos Gomes Júnior referiu, ainda, o apoio recebido e que espera continuar a receber da CPLP, especificamente de Portugal tendo em conta a dimensão europeia, e a realização de uma mesa-redonda de parceiros dentro em breve.

O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau sublinhou, por último, a solicitação efectuada ao Secretário-geral da ONU em matéria de apoio à comissão interna de inquérito sobre os acontecimentos trágicos decorridos este ano.

O Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, afirmou ser "particularmente agradável assinalar a melhoria do ambiente politico e da própria credibilidade internacional que tem sido conseguida", registando os "esforços mobilizados para assegurar a normalidade interna, promover as reformas estruturais e projectar o país para o desenvolvimento".

Domingos Simões Pereira salientou que, "sob proposta da presidência portuguesa da Comunidade, a CPLP irá apresentar um programa de apoio concreto à Guiné-Bissau, versando as áreas da Educação, da Saúde e da Segurança Alimentar", desde logo apoiando a preparação e participando no simpósio dedicado a este último tema, previsto para Dezembro em Bissau – incluído no Momento CPLP que deverá decorrer de 6 a 13 de Dezembro.
Publicado a 23/10/2009
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.