Notícia

08/03/2010
Presidentes dos Parlamentos da CPLP recebidos pelo Secretário Executivo Voltar atrás
Presidentes dos Parlamentos da CPLP recebidos pelo Secretário Executivo
Nota informativa

Os Presidentes dos Parlamentos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa visitaram a Sede da CPLP na manhã do dia 8 de Março, onde foram recebidos pelo Secretário Executivo, Domingos Simões Pereira.


II Assembleia Parlamentar da CPLP

(ver http://www.parlamento.pt)

"Sob a Presidência do Dr. Francisco da Silva, Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, a Assembleia da República acolhe, entre os dias 8 a 10 de Março, a II Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) com o seguinte programa.

Na mesma ocasião, decorrem as reuniões da Rede de Mulheres Parlamentares da AP-CPLP e dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa.

A Assembleia Parlamentar da CPLP foi instituída pelo XII Conselho de Ministros da CPLP (Lisboa, Novembro de 2007) e realizou a sua primeira reunião em São Tomé, capital da República Democrática de São Tomé e Príncipe, em 27 e 28 de Abril de 2009, na qual participaram representantes dos Parlamentos de Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A AP-CPLP, actualmente presidida pelo Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, é o órgão que reúne as representações de todos os Parlamentos da Comunidade, constituídas na base dos resultados das eleições legislativas dos respectivos países.

Nesta II Assembleia Parlamentar participam os Presidentes dos Parlamentos da CPLP: António Paulo Kassoma (Assembleia Nacional de Angola); Aristides Raimundo Lima (Assembleia Nacional de Cabo Verde; Raimundo Pereira (Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau); Verónica Nataniel Macamo Dhlovo (Assembleia da República de Moçambique); Jaime José Matos da Gama (Assembleia da República de Portugal) e Francisco da Silva (Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe). Participam, ainda, o Deputado Rafael Guerra, Primeiro Secretário da Mesa Diretora, em representação do Presidente Michel Temer (Câmara dos Deputados do Brasil) e o Vice-Presidente, Vicente Guterres, em representação do Presidente Fernando La Sama de Araújo (Parlamento Nacional de Timor-Leste).

Além de Presidentes de Parlamentos e Deputados, a II AP-CPLP contará com a presença do Primeiro Ministro José Sócrates, do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas António Braga, do Governador do Banco de Portugal Vítor Constâncio e o Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.

.................

Biografias dos Presidentes dos Parlamentos da CPLP

08-03-2010"
Publicado a 8/3/2010
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.