Notícia

17/03/2010
CPLP e ONUSIDA assinam acordo de cooperação para responder à epidemia de SIDA Voltar atrás
CPLP e ONUSIDA assinam acordo de cooperação para responder à epidemia de SIDA
Nota informativa

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre VIH/SIDA (ONUSIDA) assinaram, à margem do III Congresso CPLP HIV/sida e Infecções de Transmissão Sexual, no dia 17 de Março, em Lisboa, um Memorando de Entendimento para formalizar a cooperação na resposta ao VIH/SIDA nos países da CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

“O presente acordo oficializa e fortalece a cooperação de vários anos entre CPLP e ONUSIDA. O nosso maior compromisso é com a promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV e com a prevenção da infecção nos países de língua oficial portuguesa”, afirmou o Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.

O Memorando de Entendimento pretende mobilizar apoio técnico, político e financeiro para redes e organizações da sociedade civil, incluindo pessoas vivendo com o VIH nos países de língua portuguesa e desenvolver canais para trocas de experiências entre esses países, por meio da cooperação técnica horizontal (sul-sul).

“A ONUSIDA reforçará o seu papel de promotor de trocas de experiências entre os países de língua portuguesa e esses países compartilham não apenas o mesmo idioma mas uma série de características sociais e culturais que tornam a cooperação sul-sul um instrumento estratégico para a resposta à epidemia de SIDA”, afirmou Michel Sidibé, Diretor Executivo de ONUSIDA.

Memorando de Entendimento entre a CPLP e ONUSIDA

Documento fundador RIDES CPLP HIV/Sida e ITS

Carta de Lisboa

Saber mais:
http://www.congressohiv-cplp2010.com/
Publicado a 17/3/2010
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.