Notícia

28/04/2011
SE presente na conferência "Atlântico Sul: Que Perspectivas de Segurança Internacional?" Voltar atrás
SE presente na conferência
Nota informativa

O Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, participou na Sessão de Abertura da conferência subordinada ao tema "Atlântico Sul: Que Perspectivas de Segurança Internacional?", organizada pela direcção do curso de Relações Internacionais da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.


O Representante Permanente de Angola junto da CPLP, embaixador Hélder Lucas esteve também presente nesta iniciativa que decorreu no Auditório 1, Complexo Pedagógico I, campus de Gualtar, Braga, entre os dias 27 e 28 de Abril de 2011, inserida no âmbito da 32ª edição dos Colóquios de Relações Internacionais. 

No final do primeiro dia de conferências, a Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra do Brasil aproveitou para homenagear o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, País que actualmente ocupa a presidência pro tempore da CPLP.

O Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI) da Universidade do Minho, promotor da Conferência, considera que "o Atlântico Sul parece agora emergir de um isolamento a que a História o obrigou. Ignorados pelo conflito leste-oeste da Guerra Fria e concentrados nos problemas de subdesenvolvimento, os países do Atlântico Sul mantiveram um registo introvertido e uma postura focada na resolução dos seus problemas internos. Até recentemente. Com a resolução de vários impasses políticos, o desenvolvimento de países-chave desta região, a descoberta de jazidas de petróleo e o novo contexto do sistema internacional, o Atlântico Sul começa agora ganhar uma nova dimensão nas Relações Internacionais".
 

Saber mais
Publicado a 28/4/2011
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.