Notícia

05/05/2011
5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP Voltar atrás
5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP
Nota informativa

O Secretariado Executivo da CPLP vai promover um colóquio comemorativo no dia 5 de Maio, “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP”, às 9h30, na Sociedade de Geografia de Lisboa, no qual conta com intervenções de Adriano Moreira, Ana Paulo Laborinho, Vitor Ramalho, Aguinaldo Jaime e Carlos B. Ferreira, com moderação do Embaixador António Monteiro.


Em Portugal, também o Instituto Camões (IC) vai celebrar o “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”, a 5 de Maio. Na sede do IC, entre as 18:00 e as 19:00, vai estar patente uma exposição bibliográfica de autores de língua portuguesa traduzidos, serão lidos textos de autores da CPLP e vai decorrer um sarau musical com poemas de autores da CPLP, por Manuel Freire. Na Feira do Livro de Lisboa, também no dia 5 de Maio, vai decorrer um debate sobre a Língua Portuguesa e o Museu do Oriente associou-se à CPLP e organiza a iniciativa “Se estas paredes falassem”. Recorde-se, ainda, que a Câmara Municipal de Odivelas, em Portugal, está a realizar a III Bienal da Cultura Lusófona com o Apoio da CPLP.

Paralelamente, alguns dos Grupos CPLP de Embaixadores estão a organizar eventos neste mesmo dia em outros locais, como em Brasília ou Oslo.

O dia 5 de Maio foi fixado como a data em que é anualmente comemorada a “Língua Portuguesa e a Cultura da CPLP”, uma decisão saída do XIV Conselho de Ministros da CPLP, realizado em Junho de 2009, em Cabo Verde. Nesta data, os minisros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores recomendaram aos Estados-membros, às instituições da CPLP, aos Observadores Associados e Consultivos e às diásporas dos países da CPLP, a comemoração do Dia da Língua Portuguesa, tendo em vista a sua afirmação crescente nos Estados membros e na Comunidade internacional.

Descarregue o seu convite

Ver programa


Iniciativas associadas

Língua Portuguesa e Cultura comemoradas em Brasilia

Instituto Camões no Dia da Língua Portuguesa

CPLP nos Dias Do Desenvolvimento 2011
 
III Bienal da Lusofonia conta com Alto Patrocínio da CPLP

Museu do Oriente associa-se às Comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP
Publicado a 5/5/2011
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.