Notícia

SE presente na cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Paulo Marchiori Buzz
O Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira esteve presente na cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Paulo Marchiori Buss.

O Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira esteve presente na cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Paulo Marchiori Buss, personalidade brasileira que teve um papel muito importante no desenho do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS-CPLP 2009/2012), enquanto esteve à frente dos destinos da Fiocruz.

Na presença do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, António Rendas, foi  concedido, a  18 de Janeiro, o grau de Doutor Honoris Causa ao pediatra brasileiro, Paulo Machiori Buss, Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, e ao egiptólogo Zahi Hawass, Director do Conselho Supremo de Antiguidades Egípcias.

A cerimónia teve lugar pelas 17h00, no Auditório da Reitoria da NOVA, no Campus de Campolide, em Lisboa.

O laureado Paulo Marchiori Buss, um dos mentores da nova saúde pública do Brasil, vice-presidente do Comité Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), dirige o Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Investigador activo nas áreas de Promoção da Saúde e de Sistemas de Saúde, Paulo Marchiori Buss é um defensor da cooperação Sul-Sul e do debate sobre a propriedade intelectual aplicada aos medicamentos.

Zahi Hawass, nomeado em 2006 pela revista norte-americana "TIME" uma das 100 pessoas mais influentes do Planeta, dirige escavações nas zonas de Gizé, Sakara e no Vale dos Reis. Hawass chefia o Conselho Supremo de Antiguidades Egípcias, tendo sido galardoado com um Emmy da “Academy of Television Arts and Sciences” pelo seu documentário sobre o Antigo Egipto.

Durante o jantar de homenagem ao Professor Paulo Marchiori Buss, organizado pela CPLP, o Secretário Executivo, Domingos Simões Pereira, enalteceu "o seu conhecido e constante empenho em elevar o processo de desenvolvimento dos nossos Estados membros a patamares sustentáveis e acima dos limiares da pobreza, compromisso que o torna um grande homem".


Discurso do Secretário Executivo da CPLP, Eng.º Domingos Simões Pereira

Discurso do Professor Paulo Marchiori Buss


Programa:

17h00: Início da Cerimónia, Auditório da NOVA, Campolide
- Cortejo Académico
- Atribuição Grau Honoris Causa
- Intervenções Laureados e Reitor

18h00: Encerramento da Cerimónia

Saber mais
Publicado a 21-01-2011
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.