Notícia

21/03/2012
CPLP vai melhorar Gestão de Recursos Hídricos Voltar atrás
CPLP vai melhorar Gestão de Recursos Hídricos
Nota Informativa

Os Estados membros da CPLP vão beneficiar de acções de formação para melhorar a gestão dos recursos hídricos, com o apoio da Unesco-Hidroex. Reunidos no 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, os diretores gerais da água dos países da CPLP assinaram um acordo que prevê a implementação, no curto prazo, destas ações de educação para as águas.

A assinatura aconteceu no passado dia 16 de Março, no Pavilhão Brasil do 6º Fórum Mundial da Água, um evento que reúne mais de 140 países em torno de uma melhor gestão mundial dos recursos hídricos. Assinaram o acordo dirigentes da água do Brasil, Cabo Verde, Portugal, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, devendo o documento ser agora enviado aos responsáveis em Angola, Moçambique e Timor Leste - ausentes no Fórum. No acordo assinado pelos responsáveis referidos, a Unesco-Hidroex está encarregado de atender um ou dois formandos, por país, nos seus cursos de formação. Para viabilizar todas as ações, o Brasil, por meio da ANA, irá complementar o fundo especial da CPLP de 80 mil euros, disponibilizados por Portugal, com uma contribuição de 80 mil dólares. Cada um dos países da comunidade receberá, ainda, um valor adicional de 100 mil dólares para o domínio da transferência de tecnologia em recursos hídricos.

“Este é um documento produzido em uma reunião que o Hidroex participou, na qual os diretores de água dos países da CPLP definiram que cada um deles será o ponto focal encarregado das articulações – via CPLP ou bilateral – necessárias para o desenvolvimento de um programa de educação para as águas em cada um dos países. Nós temos o compromisso de trabalhar com os países de língua portuguesa, portanto, executaremos parte do programa, e alguns cursos serão oferecidos em parceria com o Instituto de Educação para Água (IHE) da Unesco, que orienta a implantação pedagógica do Hidroex”, explicou o presidente do Unesco-Hidroex, Octávio Elísio.

A iniciativa de activar um programa de educação para as águas é a ação inicial prevista no Plano de Formação da CPLP em Recursos Hídricos, que será encaminhado para aprovação oficial aos ministros da CPLP responsáveis pela gestão desses recursos nos seus países. Recorde-se que no âmbito da XXIV Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP, realizada no passado mês de Fevereiro, foi apresentado o projecto de “Apoio ao Estados membros da CPLP na área da Capacitação e Formação em Recursos Hídricos, em complementaridade ao Plano de Formação da CPLP em matéria de Recursos Hídricos”, pela Unesco-Hidroex, o qual ambiciona complementar este acordo rubricado no 6º Fórum Mundial da Água.

Fixa-se, assim, um forte compromisso para uma oferta de cooperação dentro de programas de capacitação em recursos hídricos no espaço da CPLP, com os objetivos de promover a formação de decisores políticos, peritos e técnicos nos domínios dos recursos hídricos e a cooperação e intercâmbio de experiencias e conhecimentos entre os países da CPLP, assim como proceder à elaboração de estudos de boas práticas locais do uso de água e de saneamento, atualizar os professores da rede pública no tema água, capacitar técnicos em análise laboratoriais e ativar ações de formação de gestores e líderes comunitários locais e regionais.

Saber mais sobre a Unesco-Hidroex

Assista ao vídeo de apresentação da Cidade das Águas Unesco-Hidroex.
Publicado a 21/3/2012
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.