Notícia

07/12/2012
CPLP recebe Catavento Voltar atrás
CPLP recebe Catavento
Nota Informativa
O Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Pinto da Costa, e o Director de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão, receberam o “Catavento” - uma iniciativa “Por uma África de Língua Portuguesa Livre de Trabalho Infantil”. A cerimónia decorreu no Palácio Presidencial, no dia 6 de Dezembro.


Os dois principais objectivos da Caravana são o de socializar a experiência e a metodologia que teve sucesso no contexto brasileiro e avaliar como ela pode ter sucesso nos PALOP e Timor-Leste, através da criação de um movimento nacional que potencie um ambiente favorável para a implementação de políticas publicas em matéria da Erradicação do Trabalho Infantil. Esta luta pelo Trabalho Digno exige um diálogo constante entre famílias, empregadores, sindicatos, governos e organizações internacionais de maneira a que os efeitos da iniciativa se possam alastrar ao contexto nacional e, posteriormente, ao contexto da CPLP.

A experiência brasileira inicial desta iniciativa permitiu o desenvolvimento de uma mobilização contra o trabalho infantil nos países de língua portuguesa rumo à III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, prevista para Outubro de 2013. No Encontro Sub-regional Tripartido, decorrido entre 3 e 6 de Dezembro, em São Tomé, foi efectuado o anúncio de que a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) irá disponibilizar à OIT recursos para que os PALOP e Timor-Leste iniciem os seus processos nacionais de “caravanas”. No Brasil, a Caravana Nacional percorreu os 27 Estados federados, tornando esta acção um fato político importante e simbólico, ao mesmo tempo, que comprometeu publicamente os dirigentes da nação brasileira a empreender ações governamentais contra essa forma de violação de direitos, e consolidou o Catavento como um ícone que representa a luta contra o trabalho infantil.

O Catavento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) - utilizado para marcar a luta pela erradicação do trabalho infantil - foi o símbolo escolhido para a Caravana Nacional Brasileira pela Erradicação do Trabalho Infantil. O Catavento significa movimento, sinergia, actividade na luta contra o trabalho infantil com uma atitude positiva de acção, de proposta, de solução. No final da edição brasileira da Caravana, foi editada uma publicação que contém o resumo de toda a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, no Brasil, a qual contou com a participação de 23 mil crianças e adolescentes ex-trabalhadores precoces.

Publicado a 7/12/2012
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.