Notícia

07/12/2012

Desenvolvimento da Produção de Artesanato em São Tomé e Príncipe

Voltar atrás
Nota Informativa
Desenvolvimento da Produção de Artesanato em São Tomé e Príncipe Desenvolvimento da Produção de Artesanato em São Tomé e Príncipe


O Director de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão, procedeu a diversos encontros com as coordenadoras no terreno do projecto de Apoio ao Desenvolvimento da Produção de Artesanato em São Tomé e Príncipe, na semana de 1 a 7 de Dezembro. Nestes encontros com as responsáveis do Instituto Mazal, nomeadamente, Sônia Korte, Presidente do Instituto Mazal, e Ivone Baptista, Consultora Residente, foi possível verificar as condições de colocação dos produtos finais do projecto no âmbito da loja social Uêtela.

Durante esta visita, o Director de Cooperação da CPLP procedeu ainda à monitorização deste projecto que cria uma marca própria de artesanato, nas suas diversas vertentes. As actividades em curso “permitiram já um interessante nível de capacitação de jovens e mulheres aprendizes bem como de artesãos e estilistas, das quais resultaram produtos com inequívoca qualidade técnica e estética. O contributo do projecto para a inclusão social e desenvolvimento socioeconómico das comunidades abrangidas é notório”, sublinhou Manuel Clarote Lapão.

Recorde-se que o projecto de Apoio ao Desenvolvimento da Produção de Artesanato em São Tomé e Príncipe - Fases II e III - foi aprovado na XXII Reunião dos Pontos Focais de Cooperação, em Março de 2011, em Lisboa, e teve o seu início em Julho de 2011, com a partida para o terreno dos primeiros formadores/consultores. Este projecto pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconómico de São Tomé e Príncipe através da criação de emprego e de renda, ou rendimento, no segmento de artesanato.

Os principais objectivos relacionam-se com a capacitação de empreendedores aprendizes (jovens e mulheres) e profissionais santomenses (artesãos e estilistas) em empreendedorismo social, bem como transferir para esses empreendedores os conhecimentos de produção em papel artesanal, tingimento vegetal, bordado, modelagem corte e costura (vestuário masculino e feminino), marcenaria e escultura (madeira, chifre, coco, bambu e fibras naturais).





Publicado a 7/12/2012
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.