Notícia

14/02/2013
Secretário Executivo visita Timor-Leste Voltar atrás
Secretário Executivo visita Timor-Leste
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Embaixador Murade Murargy, visita a República Democrática de Timor-Leste, entre os dias 16 e 23 de fevereiro, naquela que será a sua primeira deslocação oficial a um Estado-membro.

A visita tem por objetivo reforçar a capacidade de interação entre a CPLP e Timor-Leste no contexto do exercício da presidência rotativa da Organização, que será assegurada por este país a partir do segundo semestre de 2014 e pelo período de dois anos.

O Secretário Executivo terá encontros com os principais responsáveis políticos do país, designadamente com o Governo, a Presidência da República e o Parlamento, com o propósito de articular os preparativos para a presidência da CPLP e definir mecanismos de promoção e divulgação da Organização em Timor-Leste. Serão também analisadas formas de alargar a Timor-Leste um maior número de projetos e iniciativas da CPLP, como forma de promover uma maior integração do país na Comunidade.

Entre os aspetos a analisar estarão, também, as modalidades de operacionalização da abertura de uma Representação da CPLP em Díli, a respeito da qual foi celebrado um Memorando de Entendimento que reafirma a vontade de ambas as partes em prosseguir com este processo.

Timor-Leste formalizou a intenção de assumir a presidência rotativa da CPLP na última Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, realizada em julho passado, em Maputo.

Timor-Leste aderiu formalmente à CPLP na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo realizada em Brasília, em julho de 2002, imediatamente após a sua independência. Desde então, Timor-Leste tem vindo a reforçar a sua presença na CPLP, através da crescente participação em diversos projetos da Organização e através da promoção de iniciativas como, por exemplo, a XX Reunião dos Diretores-Gerais das Alfândegas, a VIII Reunião dos Ministros do Trabalho, a X Reunião dos Ministros da Defesa, a III Assembleia Parlamentar da CPLP e, mais recentemente, a reunião do Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas, tendo também acolhido um Momento Cultural CPL, em 2010. A convite das autoridades timorenses, a CPLP organizou Missões de Observação às várias eleições presidenciais e parlamentares realizadas desde a independência e participou também no histórico referendo de 30 de agosto de 1999, que determinou a independência do país. Timor-Leste, por seu lado, tem participado nas diversas Missões de Observação Eleitoral realizadas em outros estados-membros.

A CPLP congrega oito Estados-membros, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste; e três países com o estatuto de Observador Associados, a Guiné-Equatorial, Ilha Maurício e Senegal.

Publicado a 14/2/2013
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.