Notícia

12/06/2013
Comunicado sobre a situação na Guiné-Bissau Voltar atrás
Comunicado sobre a situação na Guiné-Bissau
COMUNICADO
 
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tomou conhecimento com satisfação da formação e tomada de posse de um Governo inclusivo na Guiné-Bissau, no dia 7 de Junho de 2013.

A CPLP está certa de que a nova dinâmica no país reflecte a vontade de todas as partes de junto trabalharem com vista à normalização da vida no país e ao pleno respeito aos direitos humanos, incluindo a possibilidade de regresso dos cidadãos no exílio, contribuindo assim para o retorno da Guiné-Bissau ao concerto das Nações.

A CPLP encoraja o Governo a adoptar medidas que permitam a realização de eleições livres, justas e transparentes, ainda no decurso de 2013, com vista à reposição da ordem constitucional e democrática no país irmão da Guiné-Bissau, subvertida pelo golpe de estado militar de 12 de Abril de 2012.

A CPLP reafirma o seu compromisso de continuar a apoiar e trabalhar em prol da convergência dos esforços em curso para a estabilização da Guiné-Bissau, em particular os desenvolvidos pela União Africana, Nações Unidas, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e União Europeia.

A CPLP saúda a dedicação e o trabalho realizados pelo Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné Bissau, o ex-presidente Ramos Horta, e o Representante da União Africana, o Embaixador Ovídeo Pequeno.

Lisboa, 12 de Junho de 2013
Publicado a 12/6/2013
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.