Notícia

17/07/2013
A CPLP foi criada há 17 anos Voltar atrás
A CPLP foi criada há 17 anos

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada a 17 de Julho de 1996, em Lisboa, por sete Estados: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 2002, com a independência, Timor-Leste tornou-se o oitavo Estado-membro da CPLP.

Os laços entre os povos que habitam os territórios que integram hoje a CPLP são muito antigos e foram tecidos pela língua portuguesa ao longo de mais de cinco séculos de história.

Inicialmente uma língua de navegadores, mercadores e missionários, hoje língua oficial dos oito Estados-membros da Comunidade, o Português é actualmente o património comum de cerca de 240 milhões de pessoas no mundo, a quinta mais falada no mundo.

Alicerçada nos laços históricos e de fraternidade, a CPLP definiu como objectivos gerais a concertação político-diplomática entre os seus Estados-membros, nomeadamente, para o reforço da sua presença no cenário internacional; a cooperação político-diplomática entre os seus Estados-membros, nomeadamente, para o reforço da sua presença no cenário internacional e da cooperação em todos os domínios; e a promoção e difusão da Língua Portuguesa.

A CPLP assinala este ano o 17º aniversário da sua criação.

Publicado a 17/7/2013
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.