A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) lançou uma campanha contra todas as formas de violência que afetam as mulheres. O evento de lançamento desta campanha decorreu no dia 25 de Novembro, na sede da CPLP, data em que se assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, contando com as intervenções do Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, do ministro português da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, e da a Presidente da CIG, Fátima Duarte.
«Contra a violência eu dou a cara» é a principal mensagem da nova campanha proposta por Portugal e que este pode ser replicada em todos os Estados membros da CPLP.
Esta campanha surge após a resolução do XVIII Conselho de Ministros da CPLP, de 18 de Julho de 2013, decorrido em Maputo, o qual reafirma os compromissos internacionalmente assumidos - relativos à promoção e respeito pelos direitos humanos das mulheres, incluindo em matéria de Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres - e reitera a Convenção da ONU sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e as resoluções da Assembleia Geral da ONU sobre a intensificação dos esforços para eliminar todas as formas de violência contra as mulheres.
A campanha de sensibilização conjunta sobre a eliminação da violência contra as mulheres em todos os países da CPLP vai ser lançada em simultâneo em todos os Estados-membros, no dia 25 de Novembro de 2013.
Visite:
www.naoviolenciacontramulheres.cplp.org
Discurso do Secretário Executivo sobre a Campanha